Quando o Effa M100, primeiro carro chinês vendido no Brasil, desembarcou em 2007, a promessa era de custo-benefício: oferecer mais que os rivais e cobrar menos por isso. Isso se seguiu com JAC, Chery e Lifan, por muitos anos. Mas, de uns tempos para cá, elas têm se equiparado às marcas internacionais e chegaram a um ponto de virada nos modelos de passeio.
Hoje não existe mais um carro chinês no Brasil que custe menos de R$ 150 mil. Mas como o preço inicial de um carro chinês chegou a tamanha cifra? Simples: o investimento em segmentos mais rentáveis e o abandono total de segmentos populares e de alto volume. JAC e Chery foram protagonistas nessa virada, mas a BYD também tem sua culpa.
SUVs e elétricos
Para chegar onde chegaram, as marcas chinesas precisaram evoluir e muito. Os primeiros modelos tinham acabamento terrível e construção descuidada, mas o preço era baixo e a lista de itens de série era generosa. Os modelos foram evoluindo, ganhando sofisticação, mais tecnologia e acabamento melhor.
Chery QQ [divulgação]Só que os modelos populares não conseguiam competir com os de marcas estabelecidas. Por isso, as chinesas começaram a investir em SUVs e carros elétricos. Como a China é especialista em elétricos, o investimento faz sentido. Já quanto aos SUVs, é a categoria da moda e que permite ter mais lucro por carro vendido. Mas em ambas, o preço é mais alto.
Saída dos populares
Em 2022, a elevação do ticket médio das marcas chinesas foi evidente. Não somente porque o preço médio do carro no Brasil subiu (e muito), mas pelo corte de modelos baratos feitos por JAC e Chery. A marca controlada pela CAOA foi a primeira, tirando de linha os nacionais Tiggo 2 e Tiggo 3X. Eles eram os únicos com preço abaixo de R$ 100 mil.
CAOA Chery iCar [divulgação]É da CAOA Chery o carro chinês mais barato do Brasil: o pequenino elétrico iCar de R$ 149.990. Ele, aliás, é também o menor carro à venda no país e único modelo puramente movido a baterias da marca chinesa. Ela têm investido forte em SUVs, mas seu segundo modelo mais barato é o sedã Arrizo 6 Pro Hybrid de R$ 149.990.
CAOA Chery Arrizo 6 Pro Hybrid [divulgação]Entre os SUVs, a CAOA Chery começa com o Tiggo 5X nas versões Pro de R$ 164.990 e Pro Hybrid de R$ 169.990. OTiggo 7 traz opções Pro de R$ 191.140, Pro Max Drive ou Pro Hybrid pelos mesmos R$ 199.990. Daí em diante, só preços acima de R$ 200 mil. Já o Tiggo 8 Max Drive sai por R$ 214.990, enquanto o Pro Plug-in Hybrid sai por R$ 279.990.
JAC E-JS1 [Auto+ / João Brigato]Já a JAC cortou toda a sua linha de modelos a combustão agora quase na virada do ano. Com isso, a marca chinesa deixou de ter modelos abaixo dos seis dígitos e agora passa a vender somente carros 100% elétricos, o que aumentou seu tícket médio. Prova disso, é que existem somente dois JAC abaixo de R$ 200 mil.
JAC E-JS4 [Auto+ / João Brigato]Começa com o E-JS1 de R$ 159.900 e termina com a versão aventureira EXT, exclusiva do Brasil, de R$ 174.900. A gama JAC fecha com E-JS4 por R$ 249.900, E-J7 por R$ 259.900 e a picape E-JP8 de R$ 369.900.
BYD Han [Auto+ / Maurício Garcia]Por fim, apostando no segmento de luxo, a BYD tem D1 e Song Plus por R$ 269.990, Tan por R$ 529.890 e Han por R$ 539.990.
>>CAOA Chery registra imagens de patente do Arrizo 8 no país
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Nenhum carro atualmente é barato
Onix e Tracker custam menos de 150 mil e também são chineses