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Estudo revela os impactos do calor nas baterias dos carros elétricos

Assim como em qualquer eletrônico, as baterias dos carros elétricos não se dão bem com o calor, como este estudo comprovou

carros elétricos
Tesla Model Y [divulgação]

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos revelou os impactos do clima quente na vida útil das baterias de carros elétricos. A pesquisa, conduzida pela Recurrent, pode ser especialmente útil para quem tem curiosidade em saber como fica o estado da bateria em um elétrico usado, ressaltando a importância de considerar o histórico climático da região em que o veículo esteve.

O estudo teve como foco o Tesla Model Y 2020 e buscou analisar o alcance do veículo em zonas de clima frio e marinho em comparação com zonas de clima quente. Cada zona recebeu uma classificação de alcance, representando a porcentagem do alcance original esperado que o veículo seria capaz de atingir. Por exemplo, uma classificação de alcance de 90 significa que se espera que ele alcance 90% do alcance original.

Os resultados revelaram que os Tesla Model Y 2020 em zonas de clima frio e marinho possuem uma média de classificação de alcance de 95. Já os veículos em ambientes quentes apresentaram uma média de classificação de alcance de 92. O estudo aponta que a exposição prolongada ao calor adiciona energia extra às reações eletroquímicas na bateria, acelerando sua degradação. Segundo a pesquisa, a temperatura limite geralmente aceita para a degradação acelerada da bateria dos carros elétricos é em torno de 30 graus Celsius.

Tesla Model Y [divulgação]
Tesla Model Y [divulgação]

Medidas para evitar danos

Felizmente, existem medidas que os proprietários de VEs em climas quentes podem adotar para estender a vida útil de suas baterias. Estacionar o veículo em uma garagem ou à sombra é sempre uma boa ideia. No entanto, caso seja necessário estacionar sob o calor, é recomendado fazê-lo quando a bateria estiver com metade da carga.

Além disso, o estudo destaca a importância de optar por carros elétricos equipados com baterias de lítio-fosfato-ferro (LFP), que são mais resistentes a altas temperaturas. Também é recomendado adquirir um veículo com um sistema de gerenciamento térmico ativo, que ajuda a controlar e mitigar os efeitos do calor na bateria. Manter o carro elétrico carregando com um limite de carga definido quando não estiver em uso também pode ser benéfico, pois o resfriamento da bateria é ativado em temperaturas mais baixas quando o carro está realizando este tipo de carregamento.

Tesla Model Y [divulgação]
Tesla Model Y [divulgação]

Impactos do calor nos carros elétricos da Tesla

O estudo analisou mais de 12.500 veículos Tesla nos Estados Unidos, abrangendo diferentes modelos e anos. A Recurrent afirma que os resultados foram verdadeiros para todos os modelos, mas se tornaram mais evidentes com os Model Y de 2020.

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