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Exclusivo: BYD Seagull chega em 2024 próximo a R$ 100 mil

Hatch subcompacto elétrico da BYD, o Seagull, deverá ser o carro elétrico mais barato do Brasil quando chegar em 2024

3 min de leitura

Animada com o efeito causado pelo Dolphin, que fez todos os elétricos de entrada baixarem fortemente seus preços, a BYD já prepara sua próxima cartada: o Seagull. Com o objetivo de se tornar o carro elétrico mais barato do Brasil, o BYD Seagull chegará no começo do ano que vem. Mas o há chance de que ele chegue antes.

Henrique Antunes, diretor executivo de vendas da BYD no Brasil, em entrevista exclusiva ao Auto+ afirmou que “há um esforço grande por parte da BYD para trazer o Seagull em algo em torno de R$ 100 mil”. Ou seja, a ideia da marca chinesa é que o modelo atropele o CAOA Chery iCar como o carro elétrico mais barato do Brasil, hoje vendido a R$ 119.990.

Originalmente, a ideia da BYD era aproveitar o barulho que o Dolphin fez e lançar o Seagull já em novembro deste ano. Algumas unidades já estão no Brasil para processo de homologação e testes. Contudo, a necessidade de fortalecer as importações do Dolphin e os trabalhos feitos na fábrica de Camaçarí, na Bahia, deixaram o Seagull para depois.

BYD Seagull [divulgação]
BYD Seagull [divulgação]

Segundo Henrique, não daria tempo suficiente para lançar o Seagull esse ano no Brasil, mas há um esforço da marca para tentar tornar isso viável. Há outra questão também: o hatch elétrico está vendendo muito além do esperado na China. Lançado em abril, ele já representa 18% das vendas da BYD em sua terra natal.

Vendas disparadas

Em junho, foram 23.005 unidades comercializadas na China, um aumento de 60% comparado a maio do mesmo ano. Apenas para efeito de comparação, a BYD emplacou 128.196 carros totalmente elétricos na matriz durante o mês de junho. Com pouco tempo de mercado, o Seagull já é líder de vendas na categoria.

BYD Seagull [diivulgação]
BYD Seagull [diivulgação]

Ainda não está fechada qual versão será vendida no Brasil, Hoje na China ele conta com três diferentes variantes Vitality, Free e Flying. Todas usam o mesmo motor elétrico de 75 cv e 13,8 kgfm de torque na dianteira, o que muda é a bateria. Contudo, todos usam baterias Blade com suporte a carregamento rápido de 30% a 80% em meia hora. 

Preço do Seagull no Brasil

O modelo topo de linha vem com conjunto de 38,88 kWh, capaz de garantir uma autonomia de 405 km no ciclo NDEC. Já as demais variantes usam pacote de 30,08 kWh, o que resulta em autonomia de 305 km. Para o Brasil, é provável que o modelo Free com pacote de itens de série mais completo, mas bateria menor, seja o escolhido para atingir o preço próximo de R$ 100 mil. 

BYD Seagull [divulgação]
BYD Seagull [divulgação]

Na China hoje, o BYD Seagull parte de 73.800 yuan na versão Vitality com calotas (R$ 50.176). Já a versão Free, que recebe frenagem autônoma de emergência, faróis de LED e rodas de liga-leve, o preço vai a 78.800 yuan (R$ 53.575). Mas fecha em 89.800 yuan (R$ 61 mil) na topo de linha Flying com bateria maior.

Acha que o BYD Seagull fará sucesso no Brasil? Conte nos comentários.

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3 comentários em “Exclusivo: BYD Seagull chega em 2024 próximo a R$ 100 mil”

  1. Paulo César

    O que ainda nao ficou claro, é se a BYD realmente conseguiu fechar negocio na planta da Ford ou vai fazer a propria. Nao tem nenhum noticia com uma batida de martelo!

  2. Antonio Souza

    Tenho certeza absoluta que esse pequeno será o mais vendido 2, 3 meses depois que chegar aqui, no brazza.
    Quem não quer um carro que, apesar de uma ou outra dificuldade, te deixará livre do preço volátil dos combustíveis?

  3. Alexandre Lima

    Pode vir e venha forte… Porque as atuais montadoras fizeram o brasileiro de besta por muitos anos. Chega!!!

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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