Ao vivo
Home » Destaque » Ford Ka foi a baratinha que voou em direção ao sucesso

Curiosidades

Ford Ka foi a baratinha que voou em direção ao sucesso

Um dos hatches compactos mais marcantes do mercado automotivo foi o Ford Ka. Sua história chama tanto a atenção quanto seu desenho bem diferente

5 min de leitura

A primeira vez que o mundo automotivo teve contato com o Ford Ka foi em 1994 durante o Salão do Automóvel de Genebra. Por lá, ele já demonstrava ser um compacto com linhas ovais e que quando lançado atrairia a atenção do público. Dito e feito. O hatch compacto viveu muito no mercado brasileiro, mas saiu de linha no auge do sucesso. Aperte os cintos e boa leitura.

O conceito mostrado pela Ford em 1994 na Suíça já era batizado pelo pequeno e simples nome. Ka significa alma ou espírito de um ser humano no idioma egípcio. Seu projeto começou a ser desenvolvido no começo dos anos 1990 e ele vinha para tentar tirar a paz do Renault Twingo, Peugeot 106 e outros concorrentes.

Quem cuidou do seu desenho que era bem chamativo para a época foi o designer Claude Lobo. Aliás, ele desenhou também o projeto do primeiro Focus. Em setembro de 1996 e durante o Salão do Automóvel de Paris, o compacto oval chegou com força e atraiu mais olhares. Debaixo do capô, ele vinha com o motor 1.3 Endura-E de oito válvulas. Ele rendia 61 cv e 10,6 kgfm de torque e tinha um câmbio manual de 5 marchas. Baseado no Fiesta, o Ka tinha baixo consumo de combustível, peso bem dividido entre os eixos, suspensão com acertos corretos como seus destaques.

Ka
Ford Ka Conceito 1996 [Divulgação]

Balançou o Brasil em 1997

Pouco mais de 6 meses após sua apresentação na Europa, o Ka já chegava ao Brasil. Em março de 1997, o modelo apareceu por aqui e logo recebeu o apelido de baratinha. Mudanças na lista de equipamentos, na suspensão do modelo brasileiro que era 2,5 cm maior e pneus de perfil mais alto eram as diferenças entre os modelos. Com o objetivo de incomodar os Volkswagen Gol, Fiat Uno, Chevrolet Corsa e mais concorrentes, o Ka daqui ganhou o motor 1.0 da família Endura-E.

Esse propulsor era um projeto mais simples do que o 1.3 do modelo europeu. Ele rendia 53 cv e 7,8 kgfm de torque. Baixo consumo de combustível, injeção eletrônica multiponto e manutenção simples eram seus predicados. Vale ressaltar que o motor 1.3 equipou a versão mais cara. Opção de vir equipado com airbag e conter de fábrica o sistema que corta a alimentação de combustível após um acidente eram suas armas para atrair clientes para um simples carro de entrada.

Ka
Ford Ka [Divulgação]
Na linha 2000, o Ka recebeu o famoso motor da família Zetec-Rocam. Mais evoluído do que o Endura-E, este novo propulsor chegou primeiramente com a motorização 1.0 de oito válvulas, com cabeçote feito de alumínio e comando roletado para o acionamento de válvulas. Tudo isso fazia com que o motor tivesse melhor rendimento. Ele rendia 65 cv e 8,9 kgfm de torque e veio com um câmbio manual de 5 marchas da linha IB5-Getrag, com novo escalonamento para aproveitar mais seu motor.

Em 2001, o destaque foi a chegada da versão XR. Querido por fãs de velocidade e esportividade, esse Ka chegou com o propulsor 1.6 Zetec-Rocam. 95 cv, 14,2 kgfm de torque, visual diferenciado com aerofólio, saias laterais, rodas de liga leve aro 14 eram seus chamarizes. O Ka XR tinha velocidade máxima de 186 km/h e fazia a aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 11 segundos. Em 2002, a linha ganhou uma reestilização e a traseira mudou bastante, com nova tampa do porta-malas, novas lanternas, novo para-choque e novo espaço para a placa.

Segunda geração trouxe novidades

A segunda geração apresentada como linha 2009 trouxe tudo diferente. Mais 22 cm no comprimento, porta-malas de 263 litros, espaço para 5 pessoas, visual diferente, motores 1.0 e 1.6 flex eram seus destaques. A linha seguiu até 2012, quando recebeu a reestilização e seguiu o desenho Kinetic. O Ka 2013 tinha novos para-choques, nova grade, faróis com máscara negra e interior renovado. Nessa época surgiu o Ka Sport. Com motor 1.6 de oito válvulas de 110 cv e 15,8 kgfm de torque, visual exclusivo, rodas e lanternas escurecidas eram seus atributos.

Sucesso e morte precoce

Por fim, em 2014 foi apresentada a terceira e última geração vendida no Brasil do Ford Ka. Maior que todas as gerações anteriores, esta foi a primeira vez que o Ka ganhou sua versão sedã e chegou aos brasileiros com quatro portas. Rival do Hyundai HB20, Fiat Argo, Volkswagen Gol, Chevrolet Onix e outros carros, a terceira geração do Ka tinha motor 1.0 de três cilindros mais potente do mercado, com 85 cv e 10,7 kgfm de torque. Para as versões mais caras, havia o propulsor 1.5 Sigma de 110 cv. Ele só vinha com câmbio manual de 5 marchas e vendeu diversas unidades.

A reestilização de 2018 como linha 2019 trouxe grandes novidades. Novo visual na carroceria, adoção do motor 1.5 Dragon tricilíndrico de 136 cv, câmbio automático de 6 marchas, mais airbags e central multimídia SYNC 2.5 eram seus atributos. Vendeu muito, até que em janeiro de 2021, no auge do sucesso, a Ford deixou de fabricar no Brasil sua linha de carros e assim o Ka se despediu do país tropical. Na época, a montadora afirmou que focaria em carros mais caros. Desse modo, teria mais lucro e por isso hoje só vende modelos importados e com preços mais elevados.

Você tem alguma história com o Ford Ka? Já andou em um modelo desse? Conte nos comentários

>>Há 40 anos, Fiat Uno chegava ao Brasil para se tornar imortal

>>Chevrolet Corsa: um jovem com 30 anos de bagagem

>>Ford GT90: o esportivo nunca fabricado e que inspirou o Ka

 

YouTube video

10 comentários em “Ford Ka foi a baratinha que voou em direção ao sucesso”

  1. Tubias

    Boa noite eu mim chamei tubias eu tem um ford ka 1998 eu viagem sempre são paulo para Bahia nunca tive problema com ele munto econômico anda meu pai fala qui eu não tem juízo mais eu confio ka

  2. Fábio Botelho

    Tive um ano 2000, ainda sinto saudades dele, esse carro era guerreiro, era nosso carro pra trabalhar, para viajar e por muitos anos fizemos o trajeto Rio de Janeiro x Cachoeiro de Itapemirim. Foram diversos passeios com a família, primos e amigos, rodamos mais de 200 mil Km com o meu “bala de prata”. Vendemos há um amigo, que mora próximo e o guerreiro continua firme, servindo a uma nova família! Rsrsrsrs troquei por outro da 2ª geração ano 2010 e a história é bem parecida, porém, com trajeto adicional que foi praticamente o Sudeste inteiro num KA!!!
    Histórias e ótimas lembranças não faltam!

  3. Luciano

    O primeiro Ka era fantástico! Um excelente carro para a sua proposta. Dirigibilidade impecável.
    A segunda geração perdeu um pouco do apelo, tornando-se um carro mais convencional, mais racional. Sua suspensão era um pouco mais dura do que o desejável, mas ainda tinha uma excelente dirigibilidade. Tive um 2015 básico por 8 anos.
    Da terceira geração, dirigi alguns exemplares: meu cunhado teve um hatch 1.0 e minha sogra um 1.5, ambos da primeira safra, excelentes carros.
    Meu carro atual é um Ka Sedan 1.5 automático, comprado assim que foi lançado em 2018. Carro muito confortável, não tenho a intenção de vendê-lo tão cedo.

  4. Vanusa Ribeiro

    Tive um Ka 2010. Amava meu carro. Nunca me deu problema. Me desfiz dele recentemente porque adquiri outro.

  5. Ezequiel

    Acabei de comprar a uns 6 um Ka 97 ,com um pé atrás por ser um carro antiguidade mais até agora não deu nenhum problema e sem contar a economia ,quase se compara a uma moto 150 vc,muito bom tô adorando ele

  6. Kevin

    Um ícone do mercado, mesmo que os primeiros designs fossem bem questionáveis, sua marca é inegável.

  7. Rhéa Barreto

    Meu Ford Ka 2000, continua econômico!!!!! Amo minha baratinha!!!!

  8. Maria de Fátima C.Araujo

    Tenho minha baratinha e nao troco por nada!

  9. Neyjmas

    Eu tenho um Ford Ka 2006 modelo 2007 e sou apaixonada com meu carro.

  10. VANILSON TORRES GENTIL

    Olá, Sou Fiel ao Ford Ka. Tive um Modelo 2012, que me acompanhou até mais ou menos 2019, Foi quando um pequeno impacto em uma avenida… Que deram em uma engavetamento… Me tirou meu bichinho… Mas daí o seguro da pessoa responsável pelo evento… Restituiu o valor da época…. Mas ainda assim, procurei outro da mesma marca e ano…. E que até hoje me atende perfeitamente…. Claro que já fiz alguns ajustes sob manutenção… Mas amo meu Bichinho!!! Só desejaria que o ” @latavelha do Luciano Huck, me desse uma mãozinha… E e o deixasse mais lindo do que nunca…mantendo todas características…. Mas um Multimídia, seria bem vindo.

Deixe um comentário

Assuntos

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar