Destaque

Ford quer lançar um sistema que vai permitir dirigir igual ao Mr. Bean

Patente da Ford revela que marca pretende instalar sistema para motoristas dirigirem seus carros até mesmo em pé

Patente da Ford
Mr. Bean [reprodução]

A Ford tem investido em algumas patentes bastante curiosas. Há alguns meses, vazou um projeto da empresa que pretende impedir que proprietários que não pagam as parcelas entrem no carro, além de o veículo conseguir ir sozinho até uma concessionária ou para uma empresa que administre a dívida. 

Recentemente, uma nova patente curiosa da Ford vazou nos Estados Unidos, e as imagens parecem ter saído do clássico episódio do Mr. Bean, em que o personagem dirige seu Mini Cooper no teto do carro, sem precisar estar dentro do veículo.

No caso da patente, ela não é tão radical quanto a direção do personagem humorístico, mas não deixa de guardar semelhanças. Afinal, o sistema permitiria que o condutor controlasse o carro mesmo estando em pé.

Patente da Ford [divulgação]
Patente da Ford [divulgação]

Por mais que seja algo estranho, a ideia faz sentido, principalmente porque seria desenvolvida para o Ford Bronco, que tem uma forte vocação off-road. E nesses cenário, quando a visibilidade não ajuda, é comum que o motorista precise assumir o controle do veículo em posições não tão habituais. 

Conforme descrito na patente, existem dois principais propósitos para esse sistema. O primeiro é justamente essa possibilidade de operar o carro em pé, a partir da coluna do para-brisa, ou então agachado ou inclinado para o lado.

Ford Bronco
Ford Bronco [divulgação]

A outra razão é bem menos divertida, mas bem mais provável. Por conta do sistema que permite que o carro estacione sozinho, a Ford pode ter pensado em incluir sensores que conseguem detectar se alguém está dentro do carro ou não, para impedir que o carro entre em movimento com alguém na cabine. 

Por isso que esse segundo cenário seria mais provável, já que controlar um carro usando apenas controles na coluna, enquanto se está em pé, é um pouco difícil de ser imaginado. No entanto, só o tempo dirá se essas patentes vão se transformar em sistemas funcionais para os veículos, ou se foi apenas um estudo da marca americana.

Sempre é importante lembrar que os registros de patentes não são uma confirmação de que uma ideia se tornará realidade. Especialmente na indústria automobilística, onde inúmeras patentes de empresas de carros surgem a cada semana, sem que nenhum desses conceitos seja introduzido nos veículos.

>> Esses são os 5 menores carros à venda no Brasil

>> Ford Maverick Hybrid ficará mais cara que a 2.0 turbo

>> Toyota enlouquece e apresenta versões modificadas da Hilux