Destaque

GWM terá novo Haval no 2º semestre: Poer e Tank só em 2024

Já em testes no Brasil, GWM Haval Jolion deverá ser a grande estreia da marca chinesa no segundo semestre desse ano

GWM Haval Jolion [divulgação]
GWM Haval Jolion [divulgação]

Prestes a iniciar sua operação de vendas no Brasil, a GWM anunciou algumas novidades importantes durante live. Além de manter os preços para os Haval H6 HEV, PHEV e GT para o segundo lote que chega nos próximos meses, a marca chinesa revelou que lançará um novo carro ainda em 2023. 

Revelado por Oswaldo Ramos, CCO da GWM no Brasil, durante live, a GWM prometeu que lançará um novo modelo ainda neste ano. Ele não revelou qual seria, mas deixou claro que as divisões Tank e Poer só serão lançadas na segunda metade de 2024. Ou seja, trata-se de um carro da Haval.

“A Poer e a Tank é para a metade do ano que vem. Mas nós vamos ter lançamento ainda neste ano. Nós já estamos trabalhando em um lançamento para o segundo semestre deste ano, com mais inovação. A gente não vai parar. Vem carro ainda esse ano para o mercado brasileiro”, comentou Oswaldo durante a live. 

GWM Haval Jolion [divulgação]
GWM Haval Jolion [divulgação]
O mais cotado para esse lançamento é o GWM Haval Jolion. Até agora, ele é o único modelo de todas as marcas do grupo Great Wall que foi flagrado no Brasil – fora, claro, o Haval H6 antes de seu lançamento. O modelo será a porta de entrada da linha Haval atuando na faixa abaixo dos R$ 200 mil.

Compacto ou médio?

Sucessor do Haval H2 na China, o Jolion tem 4,47 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,61 m de altura. Isso faz dele 18 cm mais curto que o H6, 4 cm mais estreito e 12 cm mais baixo. Comparando ao Hyundai Creta, o GWM é 17 cm mais longo, 2 cm mais baixo e 6 cm mais largo. Isso o faz ter porte próximo ao do Jeep Compass.

Haval Jolion Hybrid [divulgação]
Haval Jolion Hybrid [divulgação]
Como é padrão entre os modelos da GWM no Brasil,  o Haval Jolion será híbrido. Hoje ele conta com um conjunto 1.5 quatro cilindros turbo ligado a um motor elétrico entregando 190 cv. É o mesmo layout básico do H6 HEV, mas menos potente. Lembrando que o H6 HEV entrega 243 cv.

Vale lembrar que a GWM não economiza em conjuntos mecânicos, mesmo que precise fazer layouts específicos para o Brasil. Prova disso é que o Haval H6 PHEV com tração nas quatro rodas só existe no nosso país. O conjunto é original da Wey, divisão de luxo que não vem.  Por isso, não é difícil imaginar que o Jolion possa aparecer com os mesmos 243 cv  também. 

Great Wall
Haval Jolion [divulgação]
Independentemente do conjunto mecânico do Jolion, hoje o SUV compacto generalista mais potente à venda no Brasil é o Jeep Renegade com 185 cv. O mesmo vale se ele se posicionar entre os SUVs médios de entrada, onde o título pertence ao Jeep Compass com o mesmo 1.3 turbo de 185 cv. Independentemente do motor, o novo Haval será mais potente.

>>Flagra: GWM testa rival do Jeep Compass no Brasil, o Haval Jolion

>>Cotado para o Brasil, Tank 300 ganha série off-road na China

>>GWM lançará 10 carros até 2026 e investirá R$ 10 bilhões no Brasil