Depois de um ano de hiato, o Honda HR-V finalmente voltou a ser fabricado por aqui e agora também marca seu retorno ao ranking de SUVs mais vendidos do Brasil. Ainda tímido, em nono lugar, o SUV compacto japonês ainda não recebeu o reforço das versões turbo, o que deve aumentar ainda mais sua presença no mercado.
Segundo dados na Fenabrave, o Honda HR-V voltou ao ranking já em nono lugar. Ele atropelou o Toyota Corolla Cross, que caiu duas posições em relação a agosto. A real é que o segmento só se movimentou da oitava posição em diante. O Volkswagen Nivus também voltou ao top 10 em oitavo. Assim, Jeep Commander e Renault Duster ficaram fora do ranking de setembro.
Tal qual aconteceu em agosto, o Chevrolet Tracker foi o SUV mais vendido. Só que, no mês anterior, a diferença para o segundo colocado, o Volkswagen T-Cross, ainda era pequena. Em setembro, a vantagem foi de 1.324 unidades para o modelo da GM. Já o T-Cross, desacelerou e começou a ver o Hyundai Creta em seu retrovisor.
![Fiat Pulse Drive 1.3 CVT [Auto+ / Maurício Garcia]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/06/Fiat-Pulse-Drive-1.3-CVT-22-750x451.jpg)
SUVs mais vendidos do Brasil em setembro
1. Chevrolet Tracker – 7.127 unidades
2. Volkswagen T-Cross – 5.803 unidades
3. Hyundai Creta – 5.586 unidades
4. Jeep Compass – 5.047 unidades
5. Fiat Pulse – 4.398 unidades
6. Jeep Renegade – 3.775 unidades
7. Nissan Kicks – 3.549 unidades
8. Volkswagen Nivus – 3.029 unidades
9. Honda HR-V – 2.956 unidades
10. Toyota Corolla Cross – 2.861 unidades
>>Honda HR-V 2023 vs HR-V 2021: evolução ou involução? | Comparativo
>>Carros brasileiros que nasceram a partir de outros modelos
>>Honda HR-V 2023: é a síntese do que o mercado quer | Avaliação


![Honda HR-V EXL Honda Sensing [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Honda-HR-V-EXL-Honda-Sensing-5_edited-1200x721.jpg)
O HR-V é um daqueles raros casos de veículos que ficaram mais feios e fracos na nova geração. Ao menos ele compensou com mais tecnologia. Lembrando que as novas versões de Civic e Fit 2023 também estão mais feias que as respectivas versões anteriores. Acho que perderam os ótimos designers automotivos que possuíam.
Alguém carros dessa lista são considerados suv só no marketing, caso do nivus e do pulse. Mas a Tracker estar em primeiro lugar sim é uma surpresa.