A Hyundai deixou de fabricar o Tucson e o utilitário leve HR na fábrica da CAOA em Anápolis (GO) ainda em abril deste ano. Segundo apuração exclusiva da Autoesporte, desde que a unidade voltou a operar, em meados de maio, somente modelos da CAOA Chery voltaram a ser produzidos por lá, ou seja, sem nenhum Hyundai na linha.
De acordo com a reportagem, que ouviu diversas fontes ligadas às duas companhias, não há planos confirmados para retomar a montagem de veículos da marca sul-coreana em Goiás. Isso abre caminho para o fim definitivo da parceria industrial entre Hyundai e CAOA, que tinha sido firmada com um novo acordo, em janeiro de 2024, após anos de disputas judiciais.
Acordo parecia selar a paz
No início de 2024, a Hyundai Motor Brasil e a CAOA anunciaram um novo formato de parceria. A Hyundai passaria a importar e distribuir toda a sua linha de veículos no país, enquanto a CAOA manteria a produção dos modelos Tucson e HR e ainda poderia fabricar outros veículos da fabricante coreana em sua planta de Anápolis, mediante contrato de manufatura pago pela Hyundai à CAOA.

O acordo foi recebido como um novo capítulo na relação entre as duas empresas, que desde 1999 dividiam as operações da marca no país — com momentos de tensão, inclusive na justiça. Porém, na prática, o que avançou mesmo foi a integração comercial.
No novo acordo, de 2024, as empresas decidiram que modelos feitos em Piracicaba (SP), como HB20 e Creta, passaram a ser vendidos nas lojas CAOA. E novos veículos da Hyundai produzidos lá fora, como Ioniq 5, Palisade e Kona, passaram a ser importados pela Hyundai diretamente.

A fábrica de Goiás, porém, não produziu nenhum novo modelo. O Tucson era fabricado em Anápolis desde 2009 e o HR desde 2007. No caso do SUV, ele voltou a ser produzido e vendido em último lote com numeração limitada no final de 2024.
O Tucson deixou de ser oferecido ainda em 2023 enquanto as empresas trabalhavam em um novo acordo. Já o HR, quem vendia o modelo era a CAOA em sua rede de concessionária, mas em junho de 2024 a Hyundai começou a vender o utilitário em suas concessonárias.
Como ficam HR e Tucson?
Ambos os modelos saíram de linha na prática. No entanto, eles ainda aparecem no site da Hyundai como 2024/2025. O SUV Tucson, vendido na versão Limited por R$ 199.490, utiliza o motor 1.6 turbo a gasolina com 177 cv. Já o utilitário HR custa R$ 188.990 e traz o motor 2.5 turbodiesel com 130 cv, tração traseira (4×2).
![Novo Hyundai Tucson 2025 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Large-58757-2025TucsonPlug-inHybrid-1320x792.jpg)
Sem a produção do Tucson por aqui, que estava desatualizado em relação aos modelos vendidos nos mercados do exterior, cresce a possibilidade da Hyundai trazer a nova geração do SUV ao Brasil importado, já com a nova identidade visual da marca e motorização híbrida.
Também, com a interrupção da produção, cresce a possibilidade de a Hyundai não voltar mais a utilizar a fábrica da CAOA. Por ora, a CAOA segue como distribuidora oficial dos veículos Hyundai no Brasil, enquanto a Hyundai Motor Brasil continua com o controle da importação e da fábrica em Piracicaba (SP). Por enquanto, nenhuma das empresas confirmou ou negou oficialmente o fim do acordo de produção.
Histórico da disputa
Vale lembrar que a relação entre Hyundai e CAOA sempre foi marcada por altos e baixos. A CAOA, que começou como importadora da marca no Brasil em 1999, foi responsável por colocar modelos como o HR e o Tucson nas ruas, montando os modelos localmente em Goiás.
![Hyundai HB20 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/hyundai_hb20_37_edited-1200x719.jpg)
A Hyundai, por sua vez, inaugurou sua própria fábrica em 2012, em Piracicaba (SP), para produzir o HB20 e o Creta. Em 2018, tentou assumir completamente as operações no Brasil e rompeu com a CAOA. O caso foi parar na justiça, e a CAOA venceu a disputa em 2021 e conseguiu garantir o direito de continuar com parte das operações da marca no país.
O novo acordo de 2024, que parecia selar a paz entre as duas, pode não ter durado nem um ano no campo industrial. O futuro da relação ainda continua bem nebuloso e o consumidor deve, por ora, se acostumar com uma Hyundai cada vez mais centralizada, deixando a CAOA fora da linha de produção.
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