Ao vivo
Home » Destaque » Hyundai encerra produção do Tucson e HR na fábrica da CAOA em Goiás

Destaque

Aliança e disputa

Hyundai encerra produção do Tucson e HR na fábrica da CAOA em Goiás

Após um acordo assinado em 2024, parceria entre Hyundai e CAOA pode estar perto do fim

4 min de leitura

A Hyundai deixou de fabricar o Tucson e o utilitário leve HR na fábrica da CAOA em Anápolis (GO) ainda em abril deste ano. Segundo apuração exclusiva da Autoesporte, desde que a unidade voltou a operar, em meados de maio, somente modelos da CAOA Chery voltaram a ser produzidos por lá, ou seja, sem nenhum Hyundai na linha.

De acordo com a reportagem, que ouviu diversas fontes ligadas às duas companhias, não há planos confirmados para retomar a montagem de veículos da marca sul-coreana em Goiás. Isso abre caminho para o fim definitivo da parceria industrial entre Hyundai e CAOA, que tinha sido firmada com um novo acordo, em janeiro de 2024, após anos de disputas judiciais.

Acordo parecia selar a paz

No início de 2024, a Hyundai Motor Brasil e a CAOA anunciaram um novo formato de parceria. A Hyundai passaria a importar e distribuir toda a sua linha de veículos no país, enquanto a CAOA manteria a produção dos modelos Tucson e HR e ainda poderia fabricar outros veículos da fabricante coreana em sua planta de Anápolis, mediante contrato de manufatura pago pela Hyundai à CAOA.

Hyundai HR
Hyundai HR 2025 [Divulgação]

O acordo foi recebido como um novo capítulo na relação entre as duas empresas, que desde 1999 dividiam as operações da marca no país — com momentos de tensão, inclusive na justiça. Porém, na prática, o que avançou mesmo foi a integração comercial. 

No novo acordo, de 2024, as empresas decidiram que modelos feitos em Piracicaba (SP), como HB20 e Creta, passaram a ser vendidos nas lojas CAOA. E novos veículos da Hyundai produzidos lá fora, como Ioniq 5, Palisade e Kona, passaram a ser importados pela Hyundai diretamente.

carros
Hyundai Tucson [divulgação]

A fábrica de Goiás, porém, não produziu nenhum novo modelo. O Tucson era fabricado em Anápolis desde 2009 e o HR desde 2007. No caso do SUV, ele voltou a ser produzido e vendido em último lote com numeração limitada no final de 2024. 

O Tucson deixou de ser oferecido ainda em 2023 enquanto as empresas trabalhavam em um novo acordo. Já o HR, quem vendia o modelo era a CAOA em sua rede de concessionária, mas em junho de 2024 a Hyundai começou a vender o utilitário em suas concessonárias. 

Como ficam HR e Tucson?

Ambos os modelos saíram de linha na prática. No entanto, eles ainda aparecem no site da Hyundai como 2024/2025. O SUV Tucson, vendido na versão Limited por R$ 199.490, utiliza o motor 1.6 turbo a gasolina com 177 cv. Já o utilitário HR custa R$ 188.990 e traz o motor 2.5 turbodiesel com 130 cv, tração traseira (4×2).

Novo Hyundai Tucson 2025 [divulgação]
Novo Hyundai Tucson 2025 [divulgação]

Sem a produção do Tucson por aqui, que estava desatualizado em relação aos modelos vendidos nos mercados do exterior, cresce a possibilidade da Hyundai trazer a nova geração do SUV ao Brasil importado, já com a nova identidade visual da marca e motorização híbrida.

Também, com a interrupção da produção, cresce a possibilidade de a Hyundai não voltar mais a utilizar a fábrica da CAOA. Por ora, a CAOA segue como distribuidora oficial dos veículos Hyundai no Brasil, enquanto a Hyundai Motor Brasil continua com o controle da importação e da fábrica em Piracicaba (SP). Por enquanto, nenhuma das empresas confirmou ou negou oficialmente o fim do acordo de produção.

Histórico da disputa

Vale lembrar que a relação entre Hyundai e CAOA sempre foi marcada por altos e baixos. A CAOA, que começou como importadora da marca no Brasil em 1999, foi responsável por colocar modelos como o HR e o Tucson nas ruas, montando os modelos localmente em Goiás.

Hyundai HB20 [divulgação]
Hyundai HB20 [divulgação]

A Hyundai, por sua vez, inaugurou sua própria fábrica em 2012, em Piracicaba (SP), para produzir o HB20 e o Creta. Em 2018, tentou assumir completamente as operações no Brasil e rompeu com a CAOA. O caso foi parar na justiça, e a CAOA venceu a disputa em 2021 e conseguiu garantir o direito de continuar com parte das operações da marca no país.

O novo acordo de 2024, que parecia selar a paz entre as duas, pode não ter durado nem um ano no campo industrial. O futuro da relação ainda continua bem nebuloso e o consumidor deve, por ora, se acostumar com uma Hyundai cada vez mais centralizada, deixando a CAOA fora da linha de produção.

O que você acha dessa disputa entre Hyundai e CAOA? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar