Destaque

Bomba: Hyundai assume importação de carros no lugar da CAOA

Concessionárias da CAOA venderão HB20 e Creta, enquanto a Hyundai assumirá, finalmente, a linha de importados

carros
Hyundai HB20 Limited Plus [Auto+ / João Brigato]

Depois de muita discussão, mudanças de contratos e até de um processo que correu fora do Brasil, CAOA e Hyundai vão se separar parcialmente. Quem confirmou essa informação bombástica foi Annuar Ali, vice-presidente da CAOA em entrevista exclusiva ao Auto+.

“A Hyundai passa a ter o comando da importação. No dia 6 [de março] vamos ter um anúncio de produtos futuros. Tem uma seleção de coisas para o futuro que está sendo definida pela Hyundai com participação da CAOA”, afirma Annuar Ali. Ou seja, a linha de importados finalmente passa a ser responsabilidade da própria Hyundai.

Contudo, a parceria com a CAOA vai continuar. A ideia é que a montadora sul-coreana, que hoje trabalha só com HB20 e Creta no Brasil, assuma o controle dos modelos importados, tendo liberdade de trazer o novo Tucson e outros modelos importantes para o Brasil.

Tucson 2025
Hyundai Tucson 2025 [Divulgação]

Ajudando a atrapalhar

Há tempos víamos que a relação entre as duas parceiras estava azedando. Afinal, a Hyundai só liberou para a CAOA importar para o Brasil carros que já saíram de linha. Lançados como novidade no ano passado, Ioniq, Kona Hybrid e Kona EV só vieram ao Brasil quando saíram de linha lá fora. 

Já o Tucson, nacionalizado, foi lançado na Europa em 2018 e saiu de linha em 2020. Ou seja, havia um notório esforço da Hyundai em não ajudar a CAOA. Isso sem contar o fato de que hoje temos concessionárias vendendo só HB20 e Creta, enquanto outras comercializam HR, Tucson, os Kona e o Ioniq. 

Kona Elétrico
Hyundai Kona Elétrico [Divulgação]

Que deselegante

“Hoje é uma coisa desagradável, cliente entra em uma loja e tem HB20, mas não tem Tucson. Isso para mim foi ruim, mas a gente está no barco junto, independentemente de quem importa. A Hyundai está junto da CAOA no negócio. Vai ficar bom para todas as concessionárias, sendo CAOA ou não”, completa Ali.

No fim das contas, a reestruturação da Hyundai no Brasil colocará o Tucson e futuros modelos importados, a serem anunciados no dia 6, junto de HB20 e Creta nas revendas HMB. Já as concessionárias CAOA receberão HB20 e Creta, além de manter os importados.

Hyundai Kona Hybrid [divulgação]
Hyundai Kona Hybrid [divulgação]

Isso, contudo, não fará com que a Hyundai deixe de usar a fábrica de Anápolis, Goiás. “A gente tem um plano que vai ser apresentado no dia 6. Vamos fazer o carro A em Anápolis, o carro B em Piracicaba”, completa o vice-presidente da CAOA. Ou seja, o investimento de R$ 5,4 bilhões no Brasil também compreendem Anápolis.

Acha que a nova relação entre CAOA e Hyundai será benéfica ou maléfica ao Brasil?

>>CAOA Chery Tiggo 7 Sport é o SUV médio mais barato do Brasil

>>Hyundai investirá R$ 5,4 bi em carros híbridos e elétricos no Brasil

>>CAOA Chery reduz preços dos SUVs Tiggo em até R$ 10 mil