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VW Virtus e Toyota Corolla têm 5 estrelas no Latin NCAP, mas Polo não

Em nova bateria de testes do Latin NCAP, compactos da Volkswagen conseguem notas divergentes enquanto Toyota Corolla gabarita mais uma vez

Volkswagen Polo / Latin NCAP [divulgação]
Volkswagen Polo / Latin NCAP [divulgação]

O Latin NCAP revelou mais uma bateria de testes com três avaliações. Foram testados os novos Volkswagen Polo, o novo Volkswagen Virtus e o Toyota Corolla. O novo Polo é o hatch produzido em São Bernardo do Campo, enquanto o novo Virtus é o modelo indiano, já que o sedã renovado não foi mostrado por aqui ainda. Já o Corolla também é o nosso, produzido em Indaiatuba (SP).

Começando pelo Volkswagen Polo, o hatch recém reestilizado alcançou três de cinco estrelas. Equipado com quatro airbags e ESC, o Polo alcançou 73,21% em ocupante adulto, 71,33% em ocupante infantil, 51,41% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 58,14% em assistência à segurança.

A falta de pacote de equipamentos como o ADAS e dos airbags de cortina limitou principalmente o hatch a alcançar uma melhor classificação. Segundo o Latin NCAP, o Polo recebeu uma boa proteção para cabeça, tórax e pescoço de adultos. Já a área dos pés foi considerada estável e o impacto lateral do poste apresentaram proteção que foram de adequada a boa. As notas nem tão boas vieram da proteção aos pedestres.

Volkswagen Polo / Latin NCAP [divulgação]
Volkswagen Polo / Latin NCAP [divulgação]
Já o novo Volkswagen Virtus gabaritou o teste com cinco estrelas. Reestilizado, o sedã compacto produzido na Índia e exportado para o México teve um resultado bem diferente que o nosso Polo. Equipado com seis airbags de série e ESP, o sedã teve 92,35% em ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 53,09% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 84,98% em assistência à segurança.

Desde a versão mais simples com equipamentos de segurança, o Virtus indiano conquistou uma boa nota. Diferente do Polo, o sedã vem com equipamentos de segurança mais refinados e com tecnologias ADAS que ajudaram no seu bom desempenho no crash-test. Em suas avaliações, o Virtus indiano foi pior no impacto lateral de poste. Este apresentou proteção marginal no tórax e boa nas demais regiões corporais. De resto, as notas foram relativamente boas.

Por fim, o Toyota Corolla conseguiu repetir o mesmo bom resultado do teste de 2019, com cinco estrelas. Apesar das cinco estrelas, as avaliações variaram de marginal e boa para adultos em alguns dos requisitos listados. O impacto lateral apresentou boa proteção e o impacto lateral de poste apresentou proteção de marginal a boa. No teste de chicotada cervical, o whiplash, a proteção foi marginal.

O sedã médio da Toyota também foi bem avaliado no geral. O Corolla recebeu notas de 83,31% em ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 59,72% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 81,57% em assistência à segurança. O reteste do sedã trouxe novas avaliações como a chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) de cidade e alta velocidade, sistemas de suporte de pista (LDW, LKA e RED) e ESC.

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