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VW Nivus é 5 estrelas no Latin NCAP, Honda WR-V morreu com 1

Nova rodada de testes do Latin NCAP traz dois projetos brasileiros: Volkswagen Nivus com 5 estrelas e Honda WR-V rebaixado a uma estrela

Volkswagen Nivus [Latin NCAP]
Volkswagen Nivus [Latin NCAP]

O Latin NCAP revelou mais uma rodada de testes envolvendo dois carros produzidos e desenvolvidos no Brasil: Volkswagen Nivus e Honda WR-V. Os resultados foram os mais opostos possíveis, sendo que o Nivus manteve as botas notas dos modelos da Volkswagen, enquanto o WR-V. morto no Brasil, foi rebaixado de cinco estrelas para apenas uma.

Segundo o órgão, o Volkswagen Nivus obteve 92,47% de proteção para adultos e 91,75% de proteção para crianças, o que já garantiria a ele notas elevadas. A proteção lateral e frontal foi elogiada pelo Latin NCAP, especialmente por conta da atuação dos seis airbags. A pior nota que ele obteve foi proteção adequada (segunda melhor no ranking) para tórax e perna.

O Latin NCAP fez pontos sobre a estrutura do Nivus, elogiando sua resistência, especialmente em impactos laterais. Penetração baixa das barreiras dentro do habitáculo foi um dos destaques, junto da correta atuação do airbags lateral nesse teste. O único ponto em que o Nivus deixou a desejar foi na proteção para pedestres.

Volkswagen Nivus [Latin NCAP]
Volkswagen Nivus [Latin NCAP]
Como nem todos os países que vendem o SUV cupê contam com frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres, esse item foi criticado. Para o Brasil, porém, vale lembrar que o item é de série. Outro item exigido pelo Latin NCAP, presente aqui, mas não em todos os mercados é assistente de manutenção em faixa.

Honda WR-V: 1 estrela

Contrastando com as cinco estrelas do Volkswagen Nivus e das que ele mesmo obteve em 2015, o Honda WR-V ficou com apenas uma estrela no teste. Dois pontos precisam ser explicados: apesar de morto no Brasil, o SUV do Fit segue em produção para exportação, sendo vendido em países da América Latina como a Colômbia.

Honda WR-V [Latin NCAP]
Honda WR-V [Latin NCAP]
No novo padrão de medições, o Honda obteve 41,03% de proteção para adultos e 40,66% de proteção para crianças. A proteção foi considerada boa para o peito no impacto frontal, mas ruim nas pernas por conta das estruturas do painel. A falta de airbag lateral foi criticado pelo órgão, o que o impediu de passar nos testes de poste.

Outra reclamação do Latin NCAP ao Honda WR-V foi por conta do cinto de segurança que, segundo o órgão, não atende requisitos de segurança da União Europeia e falta um interruptor para desativar o airbag dianteiro. Proteção a pedestres e atuação dos controles eletrônicos, porém, foi elogiada.

Honda WR-V [Latin NCAP]
Honda WR-V [Latin NCAP]
Para não perder o costume, o Latin NCAP aproveitou a deixa para cutucar a Honda afirmando que a marca deveria “melhorar o WR-V e logo oferecer novamente modelos cinco estrelas na região. Apelamos enfaticamente para a marca Honda melhorar o desempenho de segurança dos carros populares que ela comercializa”.

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