Destaque

Motos elétricas da Kawasaki são apresentadas e virão para o Brasil

Prometidas para o mercado brasileiro, as motos elétricas da Kawasaki tiveram os detalhes técnicos revelados nesta semana

Moto elétrica da Kawasaki [reprodução/Auto-By]
Moto elétrica da Kawasaki [reprodução/Auto-By]

A Kawasaki apresentou oficialmente os detalhes técnicos das suas primeiras motos elétricas, as Ninja e-1 e a Z e-1. A primeira aparição dos modelos foi durante o Salão de Milão do ano passado, mas nenhum detalhe adicional havia sido revelado. Agora, os detalhes das motos foram revelados pela marca japonesa.

Vale lembrar que as motos elétricas da Kawasaki devem ser lançadas no Brasil. O site Motoo, que esteve no Salão de Milão de 2022, teve a confirmação da chegada dos modelos em uma entrevista exclusiva.

Entretanto, não há nenhuma previsão de quando será a estreia das elétricas por aqui.Enquanto isso, no exterior, a data de lançamento e os preços devem ser revelados em breve. A expectativa é que o anúncio seja feito em algum momento de outubro.

Moto elétrica da Kawasaki [divulgação]
Moto elétrica da Kawasaki [divulgação]

Visualmente, as motos elétricas são bastante similares aos modelos convencionais da Kawasaki, como a Ninja 400 e a Z400. As motocicletas elétricas da Kawasaki são equipadas com um motor de 5 kW (6,8 cv), com uma capacidade máxima de 9 kW (12,3 cv), no modo boost. Elas possuem um sistema com bateria dupla removível, onde as baterias são conectadas em paralelo.

Não há embreagem e nem marchas nas motos elétricas. Basta girar o acelerador para sair pilotando os modelos. Apesar da pouca potência, a velocidade máxima declarada é de 99 km/h. Também possuem a função de marcha à ré, permitindo manobras em espaços apertados ou retroceder em aclives.

Moto elétrica da Kawasaki [divulgação]
Moto elétrica da Kawasaki [divulgação]

As motocicletas estão disponíveis nas cores prata e verde. O painel do piloto é composto por uma tela TFT com conectividade para smartphone, fornecendo informações essenciais, como o status da moto, a autonomia e o modo de pilotagem selecionado (Road ou Eco).

Para recarregar as baterias, existem opções como um posto de recarga, onde a bateria pode ser inserida, e um cabo que pode ser conectado à moto por meio de uma tomada localizada sob o banco. As baterias também possuem indicadores de carga embutidos. 

Gostou das motos elétricas da Kawasaki? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> Honda Biz 25 anos: relembre a evolução da CUB mais vendida do Brasil

>> As 5 motos mais econômicas do Brasil

>> Peugeot 208 turbo arrasa no preço e ao volante | Impressões