Home » Destaque » Nova geração do Fiat Doblò será um Peugeot repaginado

Destaque

Nova geração do Fiat Doblò será um Peugeot repaginado

Agora com a Stellantis, o novo Fiat Doblò será um derivado direto dos primos Citroën Berlingo, Peugeot Partner/Rifter e Opel Combo

3 min de leitura

O Fiat Doblò é um dos carros mais velhos ainda produzidos no Brasil. Com projeto datado de 2000, o modelo está há muito tempo sem atualizações. Mas na Europa a situação é um pouco menos pior. A atual segunda geração nasceu em 2010 e foi reformulada em 2015. Já passa da hora de mudar e a ajuda virá diretamente da Peugeot.

Segundo a revista L’Argus, a terceira geração do Fiat Doblò estreia na Europa na segunda metade de 2022. O desenvolvimento do modelo será rápido, pois será somente uma adaptação da linguagem visual da Fiat a um furgão que já está pronto. Há grandes chances de que ele seja produzido também na Argentina junto das variantes Peugeot e Citroën.

Atualmente a Stellantis produz os modelos compactos Citroën Berlingo, Peugeot Partner (e a versão de passageiros Rifter), Opel/Vauxhall Combo e até uma variante Toyota, o ProAce City. Com a chegada do novo Doblò como derivado desses modelos, a Fiat será a sexta marca a produzir um furgão derivado do mesmo projeto.

Fiat Doblò europeu [divulgação]
Não faria sentido que a Fiat desenvolvesse sozinha uma nova geração do Doblò tendo modelos Peugeot e Citroën prontinhos para serem usados. Além disso, a linha comercial do lado francês da Stellantis tem boa fama na Europa, o que auxilia ainda mais a estratégia para o novo modelo.

Mais Peugeot com logo da Fiat

A troca de modelos Peugeot e Fiat irá além do Doblò. A marca italiana também produzirá o seu próprio derivado dos irmãos Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Vale lembrar que a dupla é feita também no Uruguai, de onde é importada para o Brasil – o que abre caminho para um modelo Fiat futuramente.

Citroën Jumpy [divulgação]
Com maior porte que o novo Doblò, esse modelo manterá o nome Talento, que hoje é usado pela versão rebatizada e italiana da Renault Trafic. Como hoje existem modelos equivalentes da Peugeot e da Citroën, não faz mais sentido manter parceria com a Renault.

Coincidentemente ou não, a geração anterior dos Opel Movano e Vivaro eram derivados diretos dos Renault Master e Trafic. Atualmente a Opel produz o Movano com base no trio Peugeot Boxer, Citroën Jumper e Fiat Ducato, enquanto o Vivaro se tornou irmão do Peugeot Expert e do Citroën Jumpy.

>>Pulse que não é da Fiat: quando a Renault lançou um Nissan March feio

>>Fiat Toro se torna picape mais vendida do Brasil em setembro

>>Fiat Toro se torna picape mais vendida do Brasil em setembro

YouTube video

2 comentários em “Nova geração do Fiat Doblò será um Peugeot repaginado”

  1. Marcelo Rodrigues Prado

    Trabalho com uma Doblo.
    Nunca vi um carro pra fazer tantos barulhos na traseira.
    Parece que tudo está solto.
    Horrível.

    • Cleylton Saboia

      Amigo, eu tenho uma adveture e não tenho esse problema, pois dou manutenção uma vez por ano nessas portas, elas são complicadas, mas com manutenção preventiva ajuda muito.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar