A dúvida é: vem como Omoda ou Exeed?

Omoda 9 recicla SUV de marca de luxo da Chery

Diferentemente do Omoda 5 que é um modelo original da nova marca da Chery, o Omoda 9 não passa de um Exeed rebatizado

Omoda 9 [reprodução]
Omoda 9 [reprodução]

Expandindo sua atuação global e sua gama de modelos, a Omoda apresentou na Europa o não tão inédito assim Omoda 9. O modelo, apesar de nunca ter sido vendido pela marca estreante, não passa de um Exeed Yaoguang. Vale lembrar que a Exeed é a marca de luxo da Chery e que tem grandes chances de ser vendida aqui pela CAOA.

Antes de falar do novo SUV, vale lembrar que Omoda e Jaecoo são marcas da Chery, mas que atuarão no Brasil de maneira totalmente separada da CAOA Chery. Elas terão administração própria e nenhum controle do grupo brasileiro. Já a Exeed ainda é dúvida, ela pode vir pela CAOA Chery ou pela Omoda e Jaecoo.

Voltando ao novo Omoda 9, o modelo foi originalmente apresentado como Exeed Yaoguang, inclusive prometido para o Brasil pela própria Exeed. Com a migração do modelo para a Omoda para atuação internacional, é bem possível que a nova marca que o comercialize em terras tupiniquins. 

Omoda 9 [reprodução]
Omoda 9 [reprodução]

Chery, Exeed, Omoda

Antecipado pelo conceito AtlantiX, o Exeed Yaoguang, depois Omoda 9, é um SUV cupê com visual bem esportivo, dotado de linha de cintura alta, teto baixo e elementos fortes de design. Com plataforma de Tiggo 8, ele tem 4,78 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,67 m de altura. Ainda assim, é 18 cm mais longo que o SUV de sete lugares.

Além disso, é 6 cm mais largo e 3 cm mais baixo. Apesar de ter porte de SUV de sete lugares,  o Omoda 9 leva apenas cinco pessoas por conta da pegada visual mais esportiva. Ele traz motor 2.0 TGDi quatro cilindros turbo do Chery Tiggo 8 chinês. São 261 cv e 40,8 kgfm de torque geridos por uma transmissão automática de oito marchas.

Exeed M3X [divulgação]
Exeed Yaoguang [divulgação]

A dianteira tem faróis conectados por uma barra preta, mas também duas fileiras de LED, uma dourada e outra branca. A grade frontal é formada por prismas que vão se separando em direção ao meio. Na traseira, lanternas conectadas chamam atenção para os pontos cromados distribuídos em meio às letras do nome Omoda em substituição ao Exeed.

Resta saber agora se o Omoda 9 de fato será vendido no Brasil. Contudo, a migração de um modelo da Exeed para a Omoda abre possibilidade de que mais carros da divisão de luxo da Chery migrem para as novas marcas internacionais. Vale lembrar que o Tiggo 9 será oferecido como Jaecoo 8.

Você gostou do novo SUV da Omoda? Conte nos comentários.


>>CAOA Chery Tiggo 7 Sport explode nas vendas em março

>>Novo Kia Cerato confirma visual futurista e tem motor de 193 cv

>>Omoda e Jaecoo terão 50 concessionárias no Brasil em 2024