Destaque

Os 5 carros mais velhos que ainda estão em produção

O tempo passa para todo mundo, mas esses carros parecem ter parado no tempo de tão antigos que são, mas seguem à venda

carros mais velhos em produção
Lada Niva [divulgação]

O mercado de carros está em constante evolução, com inúmeros modelos novos sendo lançados todos os meses. No entanto, existem alguns carros que resistem e se mantém praticamente inalterados há décadas. A VW Kombi era um bom exemplo no Brasil, mas como saiu de linha há 10 anos, não pode entrar nesta lista. Portanto, veja outros veículos que são tão velhos quanto andar para frente, mas que continuam sendo comercializados como zero quilômetro.

5- Mahindra Bolero

Mahindra Bolero [divulgação]
Mahindra Bolero [divulgação]

A Mahindra tentou se aventurar no mercado brasileiro há alguns anos, mas segue firme e forme em outros mercados. E na Índia e no Nepal o Mahindra Bolero continua sendo vendido. Lançado em 2000, o SUV já tinha um visual antiquado naquela época. Agora, 23 anos depois de sua estreia, ele parece ainda mais datado.

4- Lada Niva II

carros mais velhos em produção
Lada Niva II [divulgação]

O projeto do Lada Niva de segunda geração é bastante curioso. Nos anos 1990, quando a marca russa pensou em substituir o modelo clássico, a solução foi bater na porta da Chevrolet e compartilhar o desenvolvimento do modelo.

Só que isso deu à marca americana o direito de usar o nome Niva, e por muitos anos o SUV foi vendido como Chevrolet Niva. No entanto, desde 2020 ele voltou a ser Lada Niva, e segue à venda até hoje. Os primeiros carros saíram da linha de produção em 1998 e, mesmo depois de 25 anos, continuam sendo produzidos.

3- Nissan Patrol Safari

Nissan Patrol Safari [divulgação]
Nissan Patrol Safari [divulgação]

O Nissan Patrol é um modelo bastante tradicional da montadora japonesa, sendo feito desde 1951, quando era uma cópia descarada do Jeep Willys. Desde então, diversas gerações foram lançadas, mas a quinta, que surgiu em 1997, continua sendo vendida até hoje em alguns países árabes. Por isso, o SUV abre o pódio dos carros mais velhos que ainda são feitos.

2- Toyota Land Cruiser (70)

Toyota Land Cruiser (70) [divulgação]
Toyota Land Cruiser (70) [divulgação]

O 70 não tem a ver com o ano de 1970, mas sim com o código desta geração do Land Cruiser. Por mais que o descendente do Toyota Bandeirante tenha uma geração moderna no Japão, o modelo que estreou em 1984 ainda é produzido e vendido na África do Sul, Austrália e alguns mercados do Oriente Médio.

Se a gente lembrar que o Bandeirante foi feito no Brasil por 40 anos, até que faz sentido o Land Cruiser de 1984 ainda ser fabricado.

1- Lada Niva (o original)

carros mais velhos em produção
Lada Niva [divulgação]

E o título dos carros mais velhos em produção é do Lada Niva. Fabricado ininterruptamente desde 1977, o clássico jipe russo segue praticamente inalterado desde o seu lançamento. Sua robustez, capacidade off-road e tradição não permitem que o modelo saia de linha, mesmo com a segunda geração sendo feita desde 1998.

Assim como aconteceu com o segundo modelo da lista, o Niva original acabou envolvido no acordo entre Lada e Chevrolet. Por isso, de 1998 a 2020 ele foi vendido como Lada 4×4. No entanto, desde que a exclusividade do grupo americano no nome Niva venceu, o carro voltou a ter seu nome original.

Você teria algum desses carros da lista? Acha que o Niva poderia voltar a ser vendido no Brasil? Deixe um comentário com a sua opinião.

>> Volkswagen T-Cross 2024 brasileiro será igual ao europeu

>> Royal Enfield Hunter 350 atinge 200 mil vendas antes de chegar ao Brasil

>> Mudanças do Toyota Corolla Cross japonês devem chegar ao modelo brasileiro