Peugeot e-2008 é uma provocação elétrica | Impressões

Versão totalmente elétrica da segunda geração do Peugeot 2008 deixa ainda mais claro que o Brasil precisa desse SUV

SUV
Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]

Demorou, mas finalmente a segunda geração do Peugeot 2008 está no Brasil. Mas não exatamente do totalmente jeito que muita gente queria. Para esse primeiro momento, somente o Peugeot e-2008 será vendido. Totalmente elétrico, ele conviverá com o modelo antigo por algum tempo.

Em diversas situações isso já ocorreu, mas o modelo antigo era rebaixado em preço e ressignificado a apenas uma versão de entrada. Só que, dessa vez, o novo modelo que veio em variante única e bem mais caro que o antigo. Isso de dá ao fato de que o novo Peugeot 2008 por enquanto vem elétrico.

Espírito de hatch

Tal qual o e-208, o Peugeot e-2008 vem equipado com motor totalmente elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque. São números que não o tornam um carro elétrico do tipo estúpido como os Volvo C40 e XC40, mas sim um modelo no começo da zona da diversão.

Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]
Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]
Ele é suficientemente forte e rápido como a maioria dos SUVs turbinados de sua categoria. Só que a instantaneidade do torque elétrico faz ele parecer mais rápido do que de fato é. Basta pisar forte no acelerador, que o Peugeot e-2008 dispara com a maior facilidade.

Oficialmente a marca declara 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, o que parece justo para o carro. Em silêncio, parece até que chega à essa velocidade mais rápido. A autonomia oficial é de 345 km, algo que não pode ser testado na prática durante os testes na pista.

Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]
Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]

Acerto Peugeot

Mas se na parte de aceleração ele não fica muito longe do 2008 THP a combustão, o que torna o e-2008 tão melhor que seu irmão? Bom, basicamente tudo que tem relação direta com a dirigibilidade. A plataforma CMP é muito bem acertada e permite fazer carros divertidos como ele.

Curvas são o território preferido do Peugeot e-2008, que traz uma vivacidade surpreendente para um SUV. Ele mal canta pneu em viradas mais fortes e tem comportamento muito semelhante ao hatch 208, nem parecendo ter a altura extra que tem.

Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]
Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]
Combinando com essa aura, a direção do Peugeot é uma das melhores do mercado. Primeiro por conta do volante pequeno que ajuda na sensação de esportividade, segundo por ser direta e no peso certo, pendendo para ser um pouco mais durinha como um Volkswagen.

Falta dirigir o Peugeot e-2008 para ver como a suspensão de comporta na cidade, mas na pista ficou nítido que ela é mais durinha para privilegiar uma tocada mais animada. Novamente a marca do leão mostra que, dentre as marcas da Stellantis, é a que preza por diversão ao volante.

Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]
Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]

Andar da Jeep

Por falar em Stellantis, dentro do grupo, o posicionamento da Peugeot é o mesmo da Jeep: acima das generalistas como Fiat e Citroën, mas abaixo das premium como Alfa Romeo, DS e Maserati. Com isso, a posição exige acabamento de melhor qualidade, algo que ele entrega.

Superfícies macias por todo painel e parte das portas mostram o cuidado da marca com os detalhes, assim como a qualidade acima da média do couro do volante e  dos bancos. Painel de instrumentos 3D é um charme à parte.

Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]
Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]
Só que a central multimídia ainda não é a nova usada no 208 nacional, sendo um pouco mais lenta e confusa de mexer do que o ideal. Além disso, tal qual o hatch feito na Argentina, o espaço traseiro é apertado – o que piora com os bancos dianteiros corpulentos e com costas em plástico (ótimos para bater o joelho e reclamar de dor).

É um contraste com o porta-malas de 434 litros e que conta com divisória de cargas. Chama atenção a grossura do carpete usado pela Peugeot no piso e laterais do porta-malas, assim como a presença de um puxador de metal na divisória de cargas. Tem marca premium que não usa isso no espaço de malas.

Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]
Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]

Veredicto

A Stellantis o posicionou bem no mercado por R$ 259.990, mas criou um problema para si. O novo Peugeot e-2008 é melhor, mais bonito e mais avançado que o modelo a combustão, que tornou questão de urgência a troca de geração do SUV.

O elétrico, no fim, serve como uma grande provocação do que podemos ter no futuro ou do que deveríamos ter. Se a primeira geração do 2008 já parecia defasada frente ao 208, apresentar o novo modelo elétrico só piorou a sua situação. Especialmente por ser um carro tão bem acertado e cheio de predicados quanto esse elétrico é.

Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]
Peugeot e-2008 [Auto+ / João Brigato]

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