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SUVs e caminhonetes podem causar mais mortes em atropelamentos

Segundo estudo realizado nos Estados Unidos, os SUVs e as picapes são os piores veículos para a segurança dos pedestres

Grand Wagoneer
Jeep Grand Wagoneer Obsidian [Divulgação]

Os SUVs e as caminhonetes podem causar mais mortes em caso de atropelamento. Um novo estudo realizado nos Estados Unidos revelou que carros maiores estão associados a um aumento na taxa de mortalidade de pedestres. A análise, conduzida pelo professor assistente de economia Justin Tyndall, da Universidade do Havaí, examinou dados de acidentes e informações sobre o tamanho dos veículos ao longo dos anos.

De acordo com o estudo, a cada aumento de quatro polegadas no tamanho do capô, que dá cerca de 10 cm, a probabilidade de um acidente ser fatal para um pedestre aumenta em 22%. Tyndall procurou entender quais dimensões dos veículos estão correlacionadas com as mortes de pedestres e descobriu que a altura da parte frontal é o fator mais significativo.

Isso coloca os SUVs e as caminhonetes como os veículos mais perigosos, já que a característica desses veículos é justamente ter um capô alto, além da altura maior de toda a carroceria.

Chevrolet Silverado HD 3500 [divulgação]
Chevrolet Silverado HD 3500 [divulgação]

Peso dos SUVs e caminhonetes

Uma descoberta interessante foi que o peso do veículo não tem um impacto tão significativo quanto se imaginava. Mesmo com a transição para veículos elétricos, que tendem a ser mais pesados devido às baterias, o estudo sugere que a regulamentação do design do veículo pode ser mais importante para garantir a segurança dos pedestres do que a regulamentação do peso em si.

Esses resultados têm implicações importantes à medida que os consumidores consideram a compra de um novo veículo. É essencial estar ciente de que carros com uma parte frontal mais alta têm uma maior probabilidade de causar danos a pedestres em caso de acidentes. Portanto, ao escolher um carro, é recomendável considerar modelos com menor altura frontal, como hatchbacks, em vez de SUVs ou picapes maiores.

F-150 2024
Ford F-150 2024 [Divulgação]
Além disso, é importante destacar que o estudo se baseia em dados dos Estados Unidos e pode não ser totalmente aplicável a outras regiões do mundo. No entanto, a análise fornece detalhes valiosos sobre a relação entre o tamanho dos veículos e a segurança dos pedestres, que podem ser considerados por especialistas em políticas de trânsito e fabricantes de automóveis na busca por soluções para reduzir acidentes e proteger os pedestres.

Concorda que SUVs e picapes podem ser mais perigosos para pedestres? Deixe nos comentários a sua opinião. 

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