Destaque

Triumph apresenta motos mais baratas que chegam ao Brasil em breve

As novas Speed 400 e Scrambler 400 X foram apresentadas oficialmente pela Triumph e prometem agitar o mercado de média cilindrada

Motos novas da Triumph [divulgação]
Motos novas da Triumph [divulgação]

A Triumph Speed 400 2024 será a moto mais barata da fabricante britânica disponível no Brasil. Esta irmã mais urbana da Scrambler 400 X preserva o estilo clássico da marca. Disponível a partir do primeiro trimestre de 2024, a moto vem equipada com um pacote interessante, incluindo controle de tração, ABS de dois canais e embreagem assistida e deslizante. Por enquanto, o preço não foi revelado, mas a Triumph promete que o modelo terá preço imbatível no mercado.

A Speed 400 traz um novo motor monocilíndrico de refrigeração líquida por 4 válvulas, desenvolvido para otimizar a inércia em pilotagem de baixa velocidade. O propulsor é acionado por balancim com Massa Otimizada e revestimento DLC (Diamond Like Carbon) que tem como resultado pouco atrito e potência de 40 cavalos a 8.000 rpm e 3,82 kgfm de torque a 6.500 rpm. 

O modelo é consideravelmente leve, com 170 kg em ordem de marcha, possuindo braço oscilante de alumínio e suspensão dianteira invertida de 43 mm de diâmetro – e 140 mm de curso. Na traseira, a moto tem amortecedor monochoque com ajuste de pré-carga.

Triumph Speed 400 [divulgação]
Triumph Speed 400 [divulgação]

No quesito freios, a Speed 400 traz discos de 300 mm, na parte frontal, e 230 mm, atrás, com ABS de dois canais embutido. Sua telas são de liga-leve, de 17 polegadas, tendo Metzeler Sportec M9RR como pneus. Seu pacote eletrônico possui controle de tração, acelerador eletrônico, embreagem assistida e deslizante, além de iluminação com LED e painel digital LCD, sendo a velocidade na versão analógica.

A moto conta ainda com tomada USB-C, trava de direção,imobilizador anti-furto, chip transponder e oferece três opções de cores: Carnival Red (vermelho), Caspian Blue (azul) e Phantom Black (preto). Além disso, possui garantia de 2 anos e intervalo de revisões de 16 mil km.

A Speed 400 pode competir com Harley-Davidson X440, que ainda não tem previsão de venda no Brasil, e principalmente com as Royal Enfield e também com as BMW G 310 R e G 310 GS. Em contrapartida, a Triumph aposta em seu preço imbatível, que deve ficar entre R$ 30 mil e R$ 40 mil.

Triumph Scrambler 400 X [divulgação]
Triumph Scrambler 400 X [divulgação]

Triumph Scrambler 400 X

A Speed 400 não é a única novidade da Triumph. Sua irmã, a Scrambler 400 X, também deve ser vendida no Brasil. A Scrambler 400 X possui um design robusto, inspirado nas Scrambler 900 e 1200, e mantém a tradição off-road das primeiras Scramblers fabricadas nos anos 1950.

A Scrambler 400 X possui recursos práticos e intencionais, como proteção para farol, radiador e cárter, protetores de mão, apoio de guidão acolchoado e para-lama dianteiro mais longo. São três opções de cores: Matt Khaki Green e Fusion White, Carnival Red e Phantom Black, bem como Phantom Black e Silver Ice.

>> Fim: Ford Fiesta sai de linha definitivamente depois de 47 anos

>> Exclusivo: Mitsubishi vai lançar SUV híbrido no Brasil em 2024

>> As 5 caminhonetes diesel mais baratas do Brasil