Home » Destaque » Volkswagen Gol Last Edition com motor 1.6 existe nos vizinhos

Destaque

Volkswagen Gol Last Edition com motor 1.6 existe nos vizinhos

Apresentado no Brasil apenas com motor 1.0 aspirado, Volkswagen Gol Last Edition chega na Colômbia e no Uruguai com motor 1.6 de 101 cv

3 min de leitura

O Volkswagen Gol Last Edition foi lançado na semana passada no mercado brasileiro por R$ 95.990. A versão causou a ira de parte dos consumidores que não entenderam o motivo da Volkswagen não ter criado… um algo a mais. Parte dos comentários viajaram e pediam à Volkswagen que o Gol deveria vir com motor 1.0 TSI (que nunca chegou ao hatch) ou até mesmo indo mais longe, pedindo o 1.4 TSI!

Apesar de alguns pedidos bem fora da realidade (a Volkswagen não faria um Gol com nenhum outro motor que não fosse o 1.0 por questões de homologação e o custo que isso se tornaria), um dos pedidos é razoável: “Ao menos poderia ser com motor 1.6”. De fato, esse motor compunha o lineup do Gol até o ano passado, mas não mais.

Agora, a Volkswagen apresentou a série Last Edition em mercados vizinhos. Dos 1.000 que serão produzidos, 350 serão vendidos em mercados próximos. Colômbia e Uruguai são alguns dos exemplos. E, nos dois, o Gol Last Edition será vendido exclusivamente com motor 1.6 8v, que rende 101 cv no Uruguai e 99 cv na Colômbia. O motor traz um torque de 14,7 kgfm e câmbio manual de 5 marchas.

Volkswagen Gol Last Edition [divulgação]
Volkswagen Gol Last Edition [divulgação]

Barrado no baile

O motor seguiu em produção para atender a produção do Gol para exportação. Por aqui, o motor foi barrado por conta do Proconve L7, com a lei de emissões de poluentes. Por ser um motor envelhecido, ele não estaria de acordo com as normais atuais. Por isso, aqui, ele foi descontinuado em 2021, assim como o 1.6 16v MSI na maioria dos compactos, mas que segue exclusivamente na Saveiro.

Fora isso, é o mesmo Gol Last Edition que conhecemos. Na Colômbia, ele chega pelo equivalente a 72.490.000 pesos colombianos, equivalente a R$ 78.700 em conversão simples. No Uruguai, a série chegou por US$ 21.990, equivalente a R$ 114.000 em mesma conversão. Além destes dois países, é possível que o Gol Last Edition chegue em outros mercados, como Peru, Bolívia e Paraguai.

Aqui, o Gol Last Edition será vendido apenas com motor 1.0 12v de 84 cv e 10,4 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas. Com 650 unidades destinadas ao nosso mercado, a série de despedida chegou ao país por R$ 95.990. Críticas sobre o preço também vieram, mas falta entendimento, por parte do público, que se trata de uma série de despedida de um clássico. Não é seu intuito ser barato. Mas, mesmo assim, como era esperado, todas as unidades já foram vendidas. Aqui, o Gol será substituído pelo Polo Track, tabelado em R$ 79.990 e com vendas em 2023.

>>Depois do volante touch, Volkswagen admite erros em software

>>Voyage vai morrer também e nem a Volkswagen se importa

>>Volkswagen Virtus renovado seguirá passos do Polo no Brasil

YouTube video

Deixe um comentário