Destaque

Volkswagen Virtus renovado seguirá passos do Polo no Brasil

Sedã compacto da Volkswagen assume o papel deixado pelo Voyage, que se despede. Sedã perderá o motor 200TSI, um dos maiores atributos

Volkswagen Virtus [divulgação]
Volkswagen Virtus [divulgação]

A Volkswagen prepara o lançamento do novo Virtus no mercado brasileiro. Previsto para ser apresentado dentro dos próximos meses, a reestilização do sedã vai seguir exatamente o mesmo downgrade que o Polo recebeu na sua reestilização. Já apresentado na Índia, o sedã compacto ganhou um design diferente do Polo e era esperado que o sedã se distanciasse do hatch.

No entanto, não é exatamente isso que deve acontecer. O Virtus seguirá os passos do Polo e vai perder alguns componentes que são atributos hoje do sedã. Com isso, é esperado que ele venha com bancos dianteiros inteiriços e que os bancos traseiros tenham apoio de cabeça reguláveis apenas na versão topo de linha.

Outra perda será o freio a disco no eixo traseiro, que será substituído por freio a tambor. A revista Quatro Rodas ainda destaca que o sedã perderá o motor 200TSI em favor do 170TSI, o mesmo usado no Polo. Este desenvolve 116 cv e 16,8 kgfm. A boa novidade é que ele ganha a opção de câmbio manual de 5 marchas como uma das opções, além do automático de 6 marchas.

Volkswagen Virtus [divulgação]
Volkswagen Virtus [divulgação]
Outra boa notícia deve ser referente ao seu preço. Assim como aconteceu no Polo, o Virtus deve ficar até R$ 7 mil mais em conta. Com essas mudanças, será possível vermos novamente o sedã com preço abaixo dos R$ 100.000, principalmente com a chegada do câmbio manual. Mirando no Chevrolet Onix Plus, o Virtus deve manter a lista de equipamentos

Independência apenas no visual

Visualmente, o Virtus vai ganhar um design que se difere do Polo. As mudanças ficam por conta do para-choque com a parte inferior redesenhada e que deve ser pintada de preto, a grade e novo desenho dos faróis. Na traseira, ele ganha detalhe cromado do para-choque, enquanto as lanternas ganham um novo layout interno, além de trazer o nome Virtus para o centro da tampa do porta-malas.

Volkswagen Virtus [divulgação]
Volkswagen Virtus [divulgação]
Por dentro, o Virtus vai seguir o Polo. E as novidades serão mínimas. O volante ganha o novo logotipo da Volkswagen, além de traz uma nova manopla de câmbio igual à do T-Cross. Ele tem agora também carregador de celular por indução e novas entradas USB do tipo C.

>>Volkswagen Gol mais caro da história, Last Edition já esgotou

>>Chevrolet saúda e se despede do Volkswagen Gol em suas redes

>>Volkswagen trabalha em compactos híbridos flex para o Brasil