Destaque

Depois do volante touch, Volkswagen admite erros em software

Volkswagen admitiu durante entrevista no Salão do Automóvel de Los Angeles que software não solucionou as principais queixas dos clientes

Volkswagen [divulgação]
Volkswagen [divulgação]

A Volkswagen admitiu um novo erro em seus carros. Não um erro grave, mas um erro de estratégia. De acordo com a marca alemã, que recentemente confirmou que o volante com comandos touchscreen foi um erro, disse que seu software trouxe atualizações, mas não sanou as principais queixas dos consumidores.

Atualizado no início deste ano, o software MIB 3.0 trouxe novos recursos para quadro de instrumentos e medidores digitais, além de novidades com o Park Assist Plus e Travel Assist. No entanto, as principais falhas como aceleração de resposta aos comandos, reconhecimento de toque e a experiência do usuário não tiveram a mesma atenção.

De acordo com Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, confirmou em entrevista para a Car Magazine que a marca está desenvolvendo uma série de atualizações contínuas em seus carros nos próximos dois anos. Dentro do conselho da marca, existe até uma força-tarefa com encontros mensais para debater soluções dos principais incômodos dos consumidores.

Volkswagen [divulgação]
Volkswagen [divulgação]
As primeiras mudanças surgem em 2023 e vai continuar recebendo novidades até meados de 2024. “A equipe [técnica] monta maquetes e nós sentamos e as experimentamos. Podemos dizer: ‘Isso realmente não funciona. Quem diabos fez isso? Próximo!’. Se você ouvir com atenção. Você descobrirá o que deve e o que não deve fazer.”, disse Schäfer indicando que clínicas com consumidores serão ouvidas.

Adeus, volante touch

A partir de 2023 também é esperado que a Volkswagen retome os carros com volante de controles por botão, que é muito mais assertivo e evita comandos indesejados. “Estamos aprimorando nosso portfólio e nosso design, além de criar uma nova simplicidade na operação de nossos veículos. Por exemplo, estamos trazendo de volta o volante com botão de pressão! É isso que os clientes querem da VW”, disse o executivo no mês passado.

Volkswagen Golf [divulgação]
Volkswagen Golf [divulgação]

>>Voyage vai morrer também e nem a Volkswagen se importa

>>Volkswagen Virtus renovado seguirá passos do Polo no Brasil

>>Volkswagen Gol vinga Brasil do 7×1 para Alemanha