Destaque

Volkswagen New Beetle se junta com BMW e F-150 para virar picape

Inglês transforma o Volkswagen em uma picape única, mas mantém o coração de BMW e usa traseira da picape mais vendida dos EUA

Volkswagen New Beetle picape [reprodução]
Volkswagen New Beetle picape [reprodução]

O Volkswagen New Beetle saiu de linha há cerca de 10 anos, quando a terceira geração do Fusca assumiu seu lugar. No entanto, mesmo tanto tempo depois de ter deixado o mercado, ainda é possível encontrar projetos interessantes para o carro. Essa picape é um exemplo, ainda que ela não seja exatamente um New Beetle por completo.

Esta mistura do Fusca picape na realidade usa o chassis de um BMW Série 3 E46 por baixo da carroceria. Para completar, a traseira é inspirada na da F-150 de décima geração, usando até mesmo as lanternas originais da picape. 

Quem criou esse modelo exótico foi o inglês Jo, o proprietário da Jo’s Fab Lab, customizadora especializada em veículos bem diferentões. Segundo ele, seu projeto nasceu durante uma volta com o New Beetle, que era de sua esposa. A BMW perua, que cedeu o chassis, era de Jo, mas estava com a suspensão dianteira quebrada, por isso não rodava.

Volkswagen New Beetle picape [reprodução]
Volkswagen New Beetle picape [reprodução]
O inglês então decidiu unir os dois carros para criar a sua picape Fusca. Ele sempre teve vontade de fazer algo assim, mas achou que a traseira do carro era muito curta para dar certo. Foi assim que a BMW E46 entrou em cena, já que a perua tem um entre-eixos maior. 

Jo cortou o Fusca ao meio e jogou toda a carroceria da BMW fora, mantendo apenas o chassis e o motor de seis cilindros em linha. O painel de instrumentos também é da perua alemã, mas o volante escolhido foi o original do New Beetle. É estranho imaginar o volante do New Beetle em cima do painel de um BMW, mas deu certo. 

Como dito antes, a caçamba foi inspirada na Ford F-150, mas há outros carros na mistura de componentes. O teto solar vem de um Peugeot 206. A parte inferior da grade dianteira é do Porsche Cayman S de 2014. Surpreendentemente, o visual final é agradável, mesmo com todo esse fuzuê de peças de carro.

O Volkswagen New Beetle picape não é um carro que fica só parado na garagem. Jo utiliza o carro para transportar coisas todos os dias, e já usou ele para diversos percursos da Inglaterra à Escócia. Quem quiser ver o vídeo completo do modelo, basta clicar aqui, onde Jo conta toda a história do projeto.

>> Dieselgate causa prejuízo milionário para Volkswagen e Audi

>> VW Amarok vira caminhonete valentona nas mãos de preparadora

>> Só 8 sedãs ficarão mais baratos com programa de carro popular