Destaque

Volkswagen planeja Polo elétrico por menos de R$ 110 mil

Pensado para atuar abaixo do ID.2all, novo hatch elétrico da Volkswagen vai substituir o Polo e custar menos de 20 mil euros

carros
Volkswagen Polo GTI [divulgação]

Depois de um começo tímido, a linha de carros elétricos da Volkswagen está ganhando forma rápido e apostando em preço baixo. Junto da revelação do conceito ID.2all, a alemã revelou que trabalha em um novo modelo menor e mais barato. Esse suposto Polo elétrico deverá custar 20 mil euros / R$ 110 mil e ser lançado em 2025.

Enquanto o ID.2all custará na faixa de 25 mil euros / R$ 140 mil, o novo compacto elétrico ficará 5 mil euros abaixo disso. A própria marca confirmou os planos no release do conceito elétrico ao afirmar que “apesar de todos os desafios, a Volkswagen também trabalha em um conceito de carro elétrico que custará menos de 20 mil euros”. 

Hoje, vale lembrar, que o Renault Kwid E-Tech é vendido na Europa como Dacia Spring por mais de R$ 20 mil. Ou seja, o substituto elétrico do Polo vai custar menos que o Kwid elétrico lá fora. É possível que o modelo adote o nome ID.1 ou ID.Polo, já que o ID.2all pode ser chamado de ID.Golf ou apenas ID.2 futuramente.

Volkswagen Polo Track 1st Edition [divulgação]
Volkswagen Polo Track 1st Edition [divulgação]
O compacto elétrico da Volkswagen será feito sobre a plataforma modular elétrica MEB Entry, uma variante de custo reduzido da base e que usa motor elétrico na dianteira. A MEB, como padrão, instala motores na traseira, mas tem opção de motor nos dois eixos. A base será usada também por um equivalente da Skoda e outro da Cupra – Seat deve ficar de fora. 

O Polo elétrico / ID.1 só deve ser lançado em 2026 ou depois. Antes disso, a Volkswagen lançará a versão de produção do ID.2, o sedã elétrico ID.7 e as versões GTX e esticada da Kombi / ID.Buzz. Haverá ainda um ID.3 SUV, mas que deve estrear apenas depois do substituto elétrico do Polo.

>>Flagra: novo Volkswagen T-Cross 2024 está prestes a sair do forno

>>VW Polo entra para os mais vendidos e Hyundai HB20 reage

>>Polo, T-Cross e Nivus dependem do Brasil para ter uma nova geração