É natural esperar que uma marca que tenha sucesso em um segmento consiga replicar a fórmula em vários tamanhos. Vide, por exemplo, a Jeep que tem Renegade, Compass e Commander vendendo bem entre os SUVs, cada qual com seu tamanho. Mas a Fiat, dona das caminhonetes mais vendidas do Brasil, sofre com uma.
A Strada é o carro mais vendido do Brasil, tendo emplacado 16.002 unidades em setembro, marcando um de seus maiores auges. A Toro também faz bonito, sendo a segunda caminhonete mais vendida do mês com 5.539 unidades vendidas, segundo dados da Fenabrave.
E esse é um resultado constante. Afinal, a Strada tem 127.733 unidades vendidas do Brasil no acumulado do ano de janeiro a setembro. Ela é o único automóvel comercializado em território brasileiro a ter mais de 100 mil unidades emplacadas ao longo desses nove primeiros meses de 2026.


A Fiat Toro assegura seu posto como segunda caminhonete mais vendida do Brasil no acumulado. Claro que não é um estrondo como a Strada, mas mesmo assim tem volume altíssimo: 41.942 unidades. Em terceiro lugar temos uma distante (e prestes a ser aposentada) Volkswagen Saveiro com 38.721 unidades emplacadas.
A situação da Fiat Titano
Mas se a Fiat faz tanto sucesso com Strada e Toro, seria natural pensar que a Titano também seria uma forte presença na categoria. Mas não é isso que acontece. Aliás, muito pelo contrário. De janeiro a setembro foram vendidas 3.749 unidades da Fiat Titano.
Esse resultado é menos de 10% da Toro e algo próximo a 3% do que a Strada faz. A situação piora ao ver a categoria como um todo: ela vende mais apenas que a Volkswagen Amarok, que está em fim de vida, Nissan Frontier que já morreu e de modelos esquecidos como Foton Tuland, BYD Shark e JAC Hunter.
![Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/09/fiat-titano-ranch-2026-20-1320x743.webp)
Até mesmo a GWM Poer P30, que não tem tradição no segmento, vende mais que a Fiat Titano, foram 5.191 unidades no mesmo período. No mês de setembro, a chinesa emplacou 649 unidades conta apenas 270 da italiana. Para piorar a situação, a briga dentro de casa também afeta a Titano.
Briga dentro de casa
Afinal, a Stellantis também vende a Ram Dakota, que é uma Fiat Titano com visual modificado e interior mais sofisticado. O nome e a marca a qual ela pertence pesaram mais do que a tradição da Fiat no segmento e a Dakota hoje vende o dobro da Titano.
Novamente comparando so números, a Ram comercializou 673 unidades da sua caminonete média em setembro contra 270 unidades da Titano. Já no período completo do ano, foram 3.872 unidades da Dakota contra 3.749 unidades da Titano. Aqui a diferença é pequena porque a novata estreou neste ano.
O que explica as vendas fracas da Fiat Titano?
Quando a Fiat Titano estreou, a caminhonete veio com alguns problemas. Seu motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel era muito fraco e beberrão. Outro problema claro era a suspensão. Ela pulava demais, causando desconforto ao volante, instabilidade e inevitáveis enjoos de passageiros.
Quando a produção foi transferida do Uruguai para a Argentina, a engenharia brasileira da Stellantis entrou em ação e fez trocas importantes. Entrou o motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel usado por outros carros da Stellantis, muito mais econômico e forte, além de todo um retrabalho de suspensão que operou milagres na picape.


Mas a mancha já havia sido feita no mercado. Pesa contra a Fiat Titano também o fato de ela ser um Peugeot na essência. O visual teve apenas a grade frontal e logotipos trocas em relação à Peugeot Landtrek. Ou seja, o visual ousado dos modelos da marca italiana não foi aplicado nela, afastando ainda mais do apelo que, por exemplo, a Toro tem.
A chegada da Ram Dakota também atrapalhou muito. Ela tem visual mais coerente com a identidade visual de sua marca, ainda que use muitos componentes da Changan Kaicene e todo seu interior. Mas é de uma marca com mais status e tradição, além de preço perigosamente próximo ao da Titano.

E há um ultimo fator importante: a Fiat tem liderança absoluta com Toro e Strada não somente por serem ótimos produtos, mas também por não terem concorrentes à altura. Já a Titano, enfrenta pelo menos dez rivais e ainda precisa disputar espaço com modelos absurdamente venerados e fortes, como Toyota Hilux e Ford Ranger.
E você, teria uma Fiat Titano? Conte nos comentários.
![Fiat Titano Ranch 2026 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/09/fiat-titano-ranch-2026-23-1320x743.webp)
