Destaque Novidades Serviço

É motorista de aplicativo? Saiba como barrar a Covid-19

Especialistas da área da saúde indicam cuidado redobrado em tempos de pandemia
Higienização de veículos para motoristas de aplicativo (Auto+)

“A melhor maneira de se prevenir contra a pandemia do novo Coronavírus é o distanciamento social. Ou seja, o ideal é não sair de casa!”, essa é a principal recomendação do doutor Chin An Lin, médico internista e pneumologista da USP. Porém, se você é motorista de aplicativo, e precisa se locomover pelas ruas (atividade regulamentada pelo Estado), é necessário ter cuidado redobrado e saber quais procedimentos devem ser seguidos em relação à higiene do seu carro.

O primeiro passo é, sempre, higienizar as mãos com álcool gel, imediatamente, após manusear cartões e dinheiro. O produto, aliás, precisa ter 70% de concentração para ser eficaz no combate à Covid-19. A lavagem com água e sabão é ainda mais indicada, caso haja possibilidade.

No carro, com a ajuda de uma flanela, o ideal é passar álcool líquido (também 70%) em áreas de maior contato, como maçanetas das portas – internas e externas – e nos demais locais tocados pelos passageiros, como encaixe do cinto de segurança e painel de portas. “Os vidros devem ficar sempre abertos para que o ar circule no interior do veículo. Caso o passageiro esteja com sintomas gripais, é necessário utilizar máscara (nova) para proteção”, indica a médica clínica do Hospital Universitário da USP, Ana Lucia Sassaki.

Em contrapartida, doutor Chin alerta que os vidros devem ficar abertos apenas em momentos de circulação do automóvel, pois, se um ocupante do carro ao lado espirrar ou tossir, a corrente de ar pode levar o vírus para dentro do seu carro, portanto, “o bom senso recomenda fechar as janelas quando se para em semáforos, por exemplo, até mesmo por questões de segurança”, complementa.

Higienização exige álcool 70% para limpeza eficaz (Auto+)

Para os passageiros, os procedimentos indicados pelos especialistas da área da saúde são, basicamente, manter distância segura do motorista, sentando-se no banco de trás; tentar realizar a viagem sozinho, evitando acumular pessoas num mesmo ambiente; e, ao tossir ou espirrar, cobrir boca e nariz com lenço de papel. “Caso não dê tempo de pagá-lo, ou não possuí-lo, cubra com a parte interna do cotovelo”, indica o doutor Lin.

 

Outros cuidados

Seja motorista de aplicativo ou não, é bom ficar atento à higienização do carro, principalmente, se você é daqueles que costuma dar carona. Com a ajuda de um pano úmido e sabão neutro, limpe as alavancas do câmbio, freio de estacionamento, seta e limpador de para-brisa, botões do painel, alças de segurança do teto e, principalmente, o volante, que é a parte mais suja do carro, de acordo com estudos. Os bancos também não devem ficar de fora da limpeza.

Sabão e pano úmido são aliados no combate ao coronavírus (Auto+)

“Eu sempre tomo cuidado de, a cada três meses, realizar higienização interna no meu carro. Além disso, sempre tive total atenção com a limpeza de tapetes, assoalho, estofamento, teto e bancos, feita com produtos específicos e sabão concentrado próprio para veículos”, explica Danilo Guéss, que trabalha como motorista da Uber há quatro anos e, por ser técnico sanitarista em alimentação, usa um pouco da sua experiência, também, dentro do carro.

Danilo Guéss é motorista da Uber desde 2016 (arquivo pessoal)

“Além de ensinar técnicas de higienização de alimentos, o curso também me orientou sobre a limpeza de ambientes, algo de grande serventia nessa época de cuidados com o novo Coronavírus. Permaneço fazendo tratamento de ozônio, para eliminar fungos e bactérias no interior do carro, e tornei o álcool gel um acessório dentro do meu carro, inclusive, disponibilizando o uso aos clientes”, enfatiza Guéss. “No mínimo, a cada duas corridas, higienizo maçanetas com álcool 70% e lenços descartáveis”, finaliza o motorista, que garante não descuidar do sistema de ar-condicionado.

Por falar em ar-condicionado, embora seja importante evitar seu uso em tempos de pandemia, é importante limpar o filtro de ar, evitando que o acúmulo de resíduos eleve a propagação do novo Coronavírus no habitáculo. Confira mais informações sobre o procedimento no manual do proprietário do seu carro.

 

Recomendações das empresas de mobilidade

Com 600 mil motoristas cadastrados no Brasil, a 99 vem intensificando as orientações contra a Covid-19, inclusive, enviando mensagens aos usuários via aplicativo. A companhia vem adotando, ainda, um conjunto de medidas para proteger a saúde de seus usuários e motoristas, como o pagamento de ajuda financeira, em forma de doação, aos condutores diagnosticados com o novo Coronavírus ou colocados em quarentena por autoridade médica. De acordo com a 99, o dinheiro para esta ajuda virá de um fundo Internacional criado pela DiDi Chuxing, dona da 99 no Brasil.

Na página da empresa na internet, também há informações sobre o que fazer, quais os sintomas, onde buscar ajuda e outros procedimentos com foco na prevenção da doença que, até o fechamento desta reportagem, já havia deixado 77 mortos e mais de 2.900 pessoas infectadas, no Brasil – de acordo com números oficiais do Ministério da Saúde.

Outras empresas de mobilidade também vêm realizando trabalhos de conscientização em prol da prevenção, indicando que, caso motoristas ou o passageiros apresentem sintomas parecidos com os de gripe (febre, cansaço, tosse seca, dores no corpo, congestão e/ou corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia), o ideal é ligar, gratuitamente, para o Disque SUS, no telefone 136. Lá, ficam disponíveis informações e locais para atendimento.

 

Fake news

Outro ponto comentado pelo doutor Lin é a forte onda de fake news. Portanto, a recomendação é, sempre, buscar notícias em veículos idôneos, de credibilidade e, principalmente, consultar o site do Ministério da Saúde por meio do endereço www.saude.gov.br/coronavirus.

Por fim, cabe salientar que a Covid-19 é transmitida por pessoas mediante à proximidade, tosse, espirro, saliva ou toque, sendo assim, evite cumprimentar seu motorista com apertos de mão e outras formas de contato físico. O vírus também se instala em objetos e superfícies, por isso a preocupação com a higiene é tão necessária.

Veja mais:

>> Coronavírus exige higienização também dentro do carro

>> Câmera inteligente que alerta sobre situações de perigo chega ao Brasil

>> Saiba como trocar o pneu do seu carro com segurança

 

Sobre o autor

Vagner Aquino

Vagner Aquino

Um comentário

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva