Destaque Novidades

Fiat terá novos motores Firefly 1.0 e 1.3 turbo

Novos propulsores devem ser usados no Argo e Cronos
Fiat Argo 1.0 (divulgação)

O Grupo FCA revelou no Simpósio Internacional de Motores em Viena, na Áustria, a sua nova família de motores: Firefly turbo! Conhecido como GSE (Global Small Engine) no mercado europeu, o motor Firefly (estreou no Uno por aqui) ganhou reforço do turbocompressor e, felizmente, revelou um desempenho surpreendente.

Segundo o site Motor Talk, o novo motor Firefly turbo passa a adotar quatro válvulas por cilindro e injeção direta de combustível. Para se ter ideia do ganho de torque e potência, o motor três cilindros de 1,0 litro rende agora 120 cv e 19,3 kgfm de torque, enquanto o 1.3 quatro cilindros tem 180 cv e 27,5 kgfm de torque.

Para comparar, o motor 1.0 Firefly aspirado usado na linha Fiat por aqui gera até 77 cv e 10,9 kgfm, enquanto o 1.3 Firelfy entrega 109 cv e 14,2 kgfm.

Motor Firelfy (divulgação)

Detalhe que ambos os motores chegaram a esse desempenho com turbocompressor de fluxo único (monoscroll). No entanto, a FCA planeja para o futuro versões com turbo com fluxo duplo e até configurações eletrificadas para equiparem veículos híbridos.

Ainda de acordo com o site alemão, essas unidades motrizes serão utilizadas em modelos da Fiat, Jeep e, acredite, até nos Alfa Romeo. Segundo rumores da imprensa especializada, o Fiat Cronos seria um dos primeiros a receber o 1.3 turbo por aqui, ajustado para cerca de 160 cv. Não seria má ideia também usar esse propulsor para equipar Toro e Jeep Renegade — criticados pelo alto consumo de combustível e desempenho comedido.

Veja mais:

>> Avaliação: Uno Way 1.0 Firefly

>> Fiat Cronos: sedã aposta no preço e visual para esquentar segmento

>> Andamos no novo Fiat Argo Drive 1.0

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Jocar