Curiosidades Destaque

Fim do VW Golf? CEO da marca coloca futuro do hatch em xeque

Chefão da Volkswagen não garante que haverá uma nova geração do VW Golf, que pode desaparecer por conta da eletrificação
VW Golf [divulgação]
VW Golf [divulgação]

A 8ª geração do VW Golf pode ser a última do modelo. Ao menos é o que o CEO do grupo Volkswagen, Thomas Schäfer, disse para o jornal alemão Welt. Na realidade, o executivo não cravou o fim do modelo, mas disse que a marca ainda não definiu se haverá uma nova geração para o Golf. 

E um dos motivos para o fim do modelo seria a eletrificação. Afinal, a União Europeia definiu que até todos os veículos do velho continente devem ser elétricos. Como a geração atual do Golf estreou em 2020, e ela deve ter um ciclo de oito anos, a tendência seria a 9ª geração do modelo estrear por volta de 2028.

Acontece que até lá o Euro 7, que regulamenta as normas de emissão da Europa, já estará em vigor. E as novas regras devem encarecer os carros a combustão, pois será preciso desenvolver novos motores ainda mais eficientes e que vão encarecer toda a cadeia produtiva. 

VW Golf [divulgação]
VW Golf [divulgação]
Some a isso o fato que de carros do segmento do Golf são mais caros de serem produzidos naturalmente – e que foi um dos motivos dos hatches médios terem sumido do Brasil, e o resultado é a dúvida que paira na Volkswagen. Afinal, é preciso colocar no papel o custo de desenvolvimento da nova geração, mais a questão dos motores mais eficientes e qual seria a margem de lucro do modelo.

De qualquer forma, ainda resta uma esperança, já que Thomas Schäfer disse que a decisão final sobre o futuro do Golf será tomada nos próximos 12 meses. Sendo assim, o modelo ainda tem uma chance de ganhar uma nova geração. Mas certo mesmo é o futuro facelift do hatch, que deve ser apresentado em meados de 2024.

>> Voyah Dreamer: minivan mais rápida do mundo anda mais que Golf GTI

>> Esse é o Volkswagen Voyage bolinha que nunca foi fabricado

>> Volkswagen diz que seus carros ficarão ainda mais parecidos

Sobre o autor

Leo Alves

Comente

Clique aqui para comentar