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Flagra: Honda HR-V 1.5 turbo 2023 sai de seu esconderijo para as ruas

Até então, unidades do Honda HR-V 2023 flagradas no Brasil eram do modelo aspirado, mas o turbo já circula nas ruas
Honda HR-V Turbo [Auto+ / Felipe Novais]
Honda HR-V Turbo [Auto+ / Felipe Novais]

Desde que o Honda HR-V 2023 foi flagrado pela primeira vez no Brasil pelo Auto+ em novembro de 2021, a marca japonesa perdeu o pudor de esconder o novo SUV compacto. Tanto que as novas fotos feitas pelo leitor Felipe Novais revelaram algo que a marca ainda escondia: o HR-V turbo.

Coincidentemente encontrado em Monte Mor, interior de São Paulo, onde o flagra de novembro ocorreu, o HR-V dessa vez mostrou um detalhe ainda inédito. Ao contrário das demais unidades vistas pelas ruas até então, esse Honda traz saída dupla de escape. E que o que todo Honda com saída de escape dupla têm? Motor turbo.

Era assim com o Civic Touring, com o antigo HR-V Touring e assim se manterá com a nova geração do SUV compacto. Contudo, conforme a própria Honda já informou, o HR-V 2023 não terá só uma versão turbinada. A opção mais potente estará no Touring, mas também deve ser usado na versão EXL ou em uma possível Sport.

Honda HR-V Turbo [Auto+ / Felipe Novais]
Honda HR-V Turbo [Auto+ / Felipe Novais]

Casa dos 1.5

Nos finados HR-V Touring e Civic Touring, esse motor 1.5 quatro cilindros turbo da Honda entrega 173 cv e 22,4 kgfm de torque – sempre abastecido com gasolina. Entretanto, o motor chega a 190 cv e 24,5 kgfm no CR-V Touring, mas tem seu pico de força no Civic Si com 203 cv e 26,5 kgfm.

Ainda não foi confirmado qual acerto que o SUV compacto terá no Brasil. O que é certo é que o 1.5 turbo passará a ser flex e produzido em solo brasileiro. Outra novidade é que as duas versões de entrada, possivelmente LX e EX, usarão o motor 1.5 aspirado do City e do City Hatch.

Honda City Hatch Touring [Auto+ / João Brigato]
Honda City Hatch Touring [Auto+ / João Brigato]
Nos compactos, são 126 cv e 15,8 kgfm de torque. Como o HR-V e a dupla de City usam a mesma plataforma, a transferência do motor para o SUV fica fácil. O problema é que, apesar de a potência estar na média do segmento com rivais 1.0 turbo, o torque fica abaixo.

Vale lembrar que o HR-V que já morreu usava motor 1.8 quatro cilindros aspirado de 140 cv e 17,4 kgfm de torque. Ou seja, o novo modelo será 14 cv menos potente e terá torque 1,6 kgfm menor. A diferença não parece muito grande ao comparar que o novo motor é 0.3 menor que o anteriormente usado. Todas as versões, porém, terão câmbio CVT.

Honda HR-V e:HEV [divulgação]
Honda HR-V [divulgação]

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João Brigato

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