Destaque

Ford anuncia linha de carros elétricos, incluindo mais um com base VW

Projeto que inicialmente previa 600 mil carros elétricos Ford até 2028 saltou para 1,2 milhão de unidades e dois SUVs serão feitos

Novos SUVs elétricos Ford [divulgação]
Novos SUVs elétricos Ford [divulgação]

Ford e Volkswagen anunciaram ampliação de sua aliança global. Apesar da coincidência, essa não é a Autolatina 2022, mas sim uma junção estratégica visando veículos comerciais e elétricos. Prova disso, é que a Ford anunciou que terá um segundo carro com plataforma para carros elétricos da Volkswagen e revelou uma linha completa.

Na linha de elétricos da Ford, a marca do oval azul revelou que terá quatro SUVs elétricos até 2024. Além do Mustang Mach-E, o Puma terá uma versão totalmente eletrificada a ser lançada junto de sua primeira reestilização. Isso fica claro pelo desenho dos LEDs diurnos que são substancialmente diferentes do que está no atual irmão maior do EcoSport.

Dois novos modelos são tratados como um SUV de porte médio e um esportivo. Ambos serão feitos sobre a plataforma MEB da Volkswagen, como recentemente anunciado. A princípio, apenas um Ford elétrico usaria a base MEB, mas o novo acordo dobrou a produção para 1,2 milhão de carros até 2028. A conta será dividida entre os dois SUVs.

Novos elétricos Ford [divulgação]
Novos elétricos Ford [divulgação]
Na gama de carros comerciais, Volkswagen e Ford também trabalharão juntas. A Ford anunciou as novas gerações de Transit / Tourneo Courier e também Transit / Tourneo Custom. Vale lembrar que nos modelos menores o nome Transit é usado para os furgões, enquanto Tourneo para a versão de passageiro.

Recentemente a Ford mostrou a nova geração da van Transit Connect feito com base na Volkswagen Caddy. Aqui, o desenvolvimento será conjunto. A Transit Courier terá plataforma MQB da Volkswagen e será baseada em uma van / furgão ainda menor que a Caddy. O lançamento ocorrerá em 2024.

Novas vans elétricas Ford [divulgação]
Novas vans elétricas Ford [divulgação]
Um ano antes, será lançada a nova Transit Custom feita totalmente pela Ford e que cederá base para a próxima geração da Volkswagen Transporter, por um acaso, a neta da Volkswagen Kombi. Todos esses modelos terão versão elétrica, tal qual a Transit, que será chamada de E-Transit.

>>Ranger FX4 surge como Storm chique por R$ 288.990

>>Honda, Toyota e outras boicotam Rússia na guerra da Ucrânia

>>Everest estreia com V6 diesel para destruir reinado do Toyota SW4