Destaque Mercado

Nas lojas, Honda HR-V e Toyota Corolla aparecem entre os mais vendidos

Enquanto nas vendas acumuladas eles nem aparecem entre os dez carros mais vendidos do Brasil, Honda HR-V e Toyota Corolla se dão bem nas lojas
Honda HR-V EXL 2021 [divulgação]
Honda HR-V EXL 2021 [divulgação]

No Brasil, as vendas dos automóveis são divulgadas sempre levando em consideração a soma entre as modalidades direta e varejo. Contudo, nem sempre um carro que vai bem de um lado, vai do outro. Exemplo disso são carros como Toyota Corolla, Hyundai Creta e Honda HR-V entre os mais vendidos.

Em outra época, o Corolla já apareceu no ranking geral da Fenabrave, mas desde que os SUVs invadiram o mercado, ele perdeu a chance. Já Creta e HR-V, apesar de venderem bem, não lideram suas categorias no acumulado, mas são melhores de loja que alguns rivais.

Toyota Corolla Altis Premium [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium [Auto+ / João Brigato]
Na prática, as vendas no varejo, ou seja, nas concessionárias para clientes físicos, mostra uma realidade totalmente diferente. Corolla, Creta e HR-V ocupam as três últimas posições do ranking de varejo de 2020 – no acumulado geral o Creta é o 14º, o Corolla o 17ª e o HR-V fica em 19º.

Por outro lado, alguns carros mantém as posições consagradas e inalteradas. Exemplo são os três primeiros: Onix, HB20 e Onix Plus. Os três são os carros mais vendidos do Brasil no geral e também nas concessionárias. Vale notar que a participação de venda direta é mais expressiva nos Chevrolet do que no Hyundai.

Hyundai Creta Prestige [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta Prestige [Auto+ / João Brigato]
Na lista geral o Volkswagen mais vendido do Brasil é o Gol, especialmente impulsionado pelas fortes vendas para PJ (onde ele é o segundo carro mais comercializado no Brasil. Mas nas revendas quem domina é o Polo, sétimo carro mais emplacado do país em 2020 para pessoa física.

Carros mais vendidos no varejo em 2020

  1. Chevrolet Onix – 101.096 unidades
  2. Hyundai HB20 – 69.420 unidades
  3. Chevrolet Onix Plus – 53.864 unidades
  4. Ford Ka – 43.420 unidades
  5. Fiat Argo – 42.499 unidades
  6. Renault Kwid – 36.321 unidades
  7. Volkswagen Polo – 35.159 unidades
  8. Toyota Corolla – 33.943 unidades
  9. Hyundai Creta – 30.771 unidades
  10. Honda HR-V – 29.349 unidades

>>Hyundai Creta Prestige é competente, mas rugas apareceram – Avaliação

>>Avaliação: Por que o Toyota Corolla vende tanto?

>>Onix líder dos carros mais vendidos de 2020, FCA tem 4 carros no top 10

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar