Curiosidades Destaque Novidades

Hyperloop: Brasil pode ter centro de desenvolvimento de “trem” supersônico

Projeto alcança velocidades de até 1.200 km/h
Hyperloop HTT (divulgação)

Você deve ter ouvido falar do Hyperloop, um projeto de mobilidade ambicioso de “trem” supersônico para transporte ultrarrápido de cargas e passageiros. Responsável pelo projeto,  a Hyperloop Transportation Technologies (HTT), que tem como idealizadores Elon Musk (CEO da Tesla) e Bibop Gresta (co-fundador da HTT), pretende abrir um centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) no Brasil.

O “trem” supersônico pode se tornar realidade, pois Bipbop Gresta veio ao país para participar de uma reunião na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). “Vemos a ABDI com um parceiro estratégico no Brasil”, afirma Gresta. Segundo a ABDI, será feita uma organização conjunta para a criação do primeiro centro de P&D para desenvolvimento do Hyperloop no país. Até o momento, oito países já firmaram parceria para criação desses centros de pesquisa.

A proposta de funcionamento do Hyperloop é assim: instalado em um tubo de baixa pressão, uma cápsula similar a um trem-bala levita através de magnetismo, o que reduz o atrito a quase zero. Para se movimentar, ele tem uma propulsão inicial elétrica de baixo consumo alimentado por painéis solares, levando o Hyperloop a alcançar velocidades de até 1.200 km/h.

Nessa velocidade, o Hyperloop seria uma opção ultrarrápida de deslocamento em médias e longas distâncias, reduzindo bastante o tempo de viagem hoje feita por carros, caminhões, trens e aviões.

Presidente da ABDI, Guto Ferreira relatou que viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro teriam o custo da passagem mais em conta do que a de um trem comum. “Imagine fazer o trajeto SP-RJ em menos de 30 minutos, viajando a 1.200 km/h dentro de uma cápsula. O futuro está mais próximo do que pensamos. A ABDI considera fundamental para o Brasil encampar esse projeto, que pode revolucionar o transporte de cargas e também de passageiros”, afirmou.

Veja mais:

>> Tecnologias robô antecipam futuro

>> Novo Audi A8 é o primeiro produzido em série a andar sozinho

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva