Curiosidades Destaque

Qual o ítem mais inútil nos carros? Pergunta da Semana

Nem todo item de série ou opcional é verdadeiramente útil. Aliás, a maior parte das vezes, eles são até desnecessários
Chevrolet Onix Premier [divulgação]
Chevrolet Onix Premier [divulgação]
Compartilhar

No mundo moderno de hoje em dia, a grande maioria dos carros é recheada de itens de série ou opcionais tecnológicos. São equipamentos inimagináveis há alguns anos em carros de entrada ou até modelos que não têm proposta tecnológica. Só que alguns até passam do ponto e se tornam inúteis.

Na Pergunta da Semana queremos saber: qual o item mais inútil em um carro? Conte nos comentários aquele equipamento que, para você, não tem a menor necessidade de existir, mas as montadoras insistem em equipar seus carros com eles. Mas antes, as escolhas da nossa equipe de jornalismo.

Park Assist – João Brigato / editor

Chevrolet Onix Plus Premier 2021 [divulgação]
Chevrolet Onix Plus Premier [divulgação]

Entendo que muita gente tem dificuldade para fazer uma baliza e que esse sistema ajuda, mas a maioria dos carros equipados com Park Assist só tem seu uso feito para mostrar ao vizinho. Na vida real, o Park Assist é lento demais para não provocar buzinadas no trânsito e só serve para que os donos desses carros os exibam estacionando sozinhos.

Sensor de chuva – Leo Alves / repórter

Hyundai HB20S Platinum Plus [Auto+ / João Brigato]
Hyundai HB20S Platinum Plus [Auto+ / João Brigato]

Por mais que seja uma comodidade que o limpador de para-brisa seja ativado automaticamente, não é algo de fato necessário nos carros. Sensor de chuva é polêmico, mas acho meio inútil. Nunca funciona direito e, se você não é capaz de perceber que está chovendo, talvez você não devesse dirigir.

Ar-condicionado touch – Felipe Yamauchi / repórter

Honda HR-V EX 2021 [Auto+ / João Brigato]
Honda HR-V EX 2021 [Auto+ / João Brigato]

Por mais que seja vistoso e bonito, o ar-condicionado controlado por superfícies touch é uma das piores coisas que fizeram com os carros atuais. Ruim de mexer, suscetível a sujeira e nada prático, esse tipo de item ficou popular nos Honda de geração anterior, foi adotado recentemente pela Volkswagen e piora (muito) quando é conjugado à central multimídia.

E para você: qual o item de série ou opcional mais inútil em um carro? Conte nos comentários.

>>Estudo revela o real risco de incêndio dos carros elétricos

>>GM só perde dinheiro com carros elétricos, mas isso vai mudar em 2024

>>5 carros que o brasileiro não quer de volta

Sobre o autor

João Brigato

10 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Park assist e ar condicionado touch eu concordo. Aliás, botão de volume touch também, viu VW. Agora sensor de chuva acho bom, principalmente nas chuvas leves. E aproveitado os recados para VW, central multimídia cheia de recursos e configurações que não funcionam, ou são difíceis de acessar também são inúteis. Uma simples ale funciona bem, sem travar e fácil de usar é bem melhor.

  • Botão ECO

    Dentre as várias coisas inúteis, acho essa a principal. O carro finge que está economizando, você finge que acredita, e na prática absolutamente nada muda!

  • O kit multimídia. É caro e extremamente desnecessário. Hoje o celular atende a necessidade de localização sem esse custo absurdo. Só serve para encarecer o preço do carro.

  • É. Esse park assist realmente é só frescura mesmo, nunca usei. O sensor de chuva até que ajuda em algumas situações tipo um carro/caminhão jogar água no seu parabrisa num pós dilúvio.

  • Quem disse que sensor de chuva é desnecessário e funciona mal?
    Minha Frontier tem esse recurso e é muito útil, além de funcionar muito bem.
    Essa também do condutor não perceber que está chovendo… que comentário infeliz. A função do sensor de chuva não é substituir a percepção do condutor, mas automatizar uma função, como já fizeram com tantas outras do carro, para maior conforto e segurança. O autor precisa se atualizar melhor.

  • Eu odeio sensores de ABS. Reconheço a função mas não entendo a lógica de encher o carro de sensores, pra no final das contas, a luz do ABS acender no painel e o problema nunca é o ABS, mas sempre o sensor.
    Já troquei 5 sensores em 3 carros meus.

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa