Destaque Novidades

Lifan volta da catacumba como Livan e agora é parte do grupo da Volvo

Falida na China desde 2020 e esquecida no Brasil há mais tempo que isso, Lifan ressurge com um nome um pouco diferente: Livan
Lifan
Livan RL 9 [reprodução]

Depois de, literalmente, negar até a morte que havia falido no Brasil, a montadora chinesa Lifan declarou concordata em 2020 e deveria entrar para a história. Contudo, parte dela foi adquirida pela Geely (dona da Volvo) que agora traz a marca de volta das catacumbas automotivas com outro nome: Livan.

Com pretensões de verdadeiramente se tornar uma marca global (será que volta ao Brasil?) a Livan focará em carros totalmente elétricos e em um novo tipo de tecnologia de troca de baterias. Assim como a Nio e a moto do iFood, os carros da Livan poderão ser carregados normalmente, mas se o cliente quiser mais agilidade pode simplesmente trocar as baterias.

O sistema funcionará a partir de 200 estações rápidas que trocam as baterias descarregadas presentes nos carros por novas totalmente carregadas. O processo é tão rápido quanto abastecer um carro a combustão, promete a marca. Certamente é mais ágil que esperar pelo menos meia hora por uma carga parcial.

Livan RL 9 [reprodução]
Livan RL 9 [reprodução]
Os novos carros da Lifan, agora Livan, serão baseados em modelos existentes da Geely, mas com visual diferenciado. Todos serão SUVs e seu primeiro modelo, o RL 9 é baseado no Geely Hao Yue. A dianteira é totalmente diferente, com grade fechada e faróis finos, enquanto a traseira pouco muda em relação ao modelo original.

Não foram divulgados dados técnicos sobre o modelo. Contudo, o conceito Livan Concept L , que antecipa o primeiro modelo independente da antiga Lifan promete números interessantes. Ele terá autonomia entre 550 km e 750 km, dependendo da versão. Além disso, será equipado com motor elétrico capaz de leva-lo aos 100 km/h em 4,9 segundos.

Livan RL 9 [reprodução]
Livan RL 9 [reprodução]

>>5 carros vendidos no Brasil que estão no Livro dos Recordes

>>Geely, dona da Volvo, vai lançar celular para concorrer com o iPhone

>>Volvo prepara elétrico contra Tesla Model S, BYD Han e Porsche Taycan

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva