Manutenção

Aprenda a cuidar da embreagem do seu carro

Platô, disco e atuador hidráulico fazem parte do conjunto de embreagem dos automóveis e todas essas peças exigem cuidados atenciosos em sua manutenção

embreagem
Kit da embreagem [Divulgação]

Amado por uns e odiado por outros, os carros com câmbio manual, exigem uma série de peças diferentes em relação aos modelos com transmissão automática e a embreagem entra aqui. Sua principal função é transmitir o torque do motor para as rodas e produzir movimento. Todo o conjunto desse sistema, permite uma troca suave das marchas. Dessa forma, conheça nesse tutorial como cuidar da embreagem dos carros.

Nada de descansar o pé

Nos carros manuais existem três pedais e um espaço no lado esquerdo para os motoristas descansarem o pé. Contudo, muitos deles repousam o pé no pedal da embreagem e isso provoca um desgaste acentuado e desnecessário. Portanto, o sapato do motorista só deve acionar este último pedal nas arrancadas e trocas de marchas.

Freio de mão é uma opção

Normalmente quem não possui muita prática com carro manual, tem arrepios ao ver uma ladeira ou uma placa de pare em um local inclinado. Muitas vezes, o costume é apoiar o pé no pedal da embreagem e ficar acelerando, só que isso desgasta o disco, o qual faz parte deste conjunto e também traz um odor ruim de queimado. Desse modo, quando o motorista estiver em uma ladeira, ele pode acionar o freio de mão e tirar o pé do acelerador.

freio de mão
Freio de mão [Divulgação]

Arrancada com classe

Por mais que nos grandes centros urbanos, a segunda marcha seja a mais utilizada, existem condutores que gostam das arrancadas já nessa marcha e não na primeira. Ter esse ato faz todo o conjunto se desgastar de forma acentuada. Isso além de danificar todo o sistema com o tempo, traz altos gastos na oficina mecânica. Sendo assim, arranque com classe e sempre em primeira marcha.

Sem brutalidade

O ato de trocar marchas deve ser feito no tempo certo e com a rotação ideal. Não é recomendado que o motorista faça trocas entre as marchas de forma brusca, pois isso risca o disco, produz um alto ruído e o pior, travar a entrada da marcha necessária. Também é recomendado evitar freadas e desacelerações bruscas entre seus trajetos.

Fiat Argo S-Design [Auto+/ João Brigato]

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