Vendas e Preços

Mercado em janeiro: hatches médios continuam despencando nas vendas

Vendas do segmento representaram apenas 0,75% entre todas as categorias

Já faz alguns anos que o segmento dos hatches médios vem perdendo espaço no mercado. E para isso há “N” motivos, que passam pelos preços elevados (não exclusivos da categoria, vale dizer) indo até a preferência do consumidor por SUVs — não à toa eles foram a segunda categoria mais vendida no Brasil em 2017.

Para se ter uma dimensão de como a categoria dos hatches médios “agoniza”, em janeiro eles representaram apenas 0,75% nas vendas entre todos os segmentos segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Não é difícil dizer que isso foi um reflexo de 2017, ondes os hatches fecharam apenas com 1,09% de participação.

Vamos aos números. Quem começou 2018 na liderança do segmento é o Chevrolet Cruze Sport6, que vendeu 453 unidades no mês de janeiro, um discreto aumento de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado. No ranking geral de vendas ele aparece na 53º posição. Em segundo lugar aparece o Ford Focus com 334 carros emplacados, ficando na mesma posição que terminou 2017.

O pódio é completado pelo Volkswagen Golf, que ficou na terceira colocação ao vender apenas 170 carros. Para efeito de comparação, em janeiro de 2017 o hatch da Volks era líder com 463 unidades, ou seja, em um ano as vendas despencaram 63,3%. Em quarto e último lugar vem o Peugeot 308 com meras 64 unidades vendidas, quase 24% abaixo do mesmo período do ano passado.

Se continuar com esse cenário, os hatches médios provavelmente não serão mais vistos nas ruas. E você, o que acha que irá acontecer com uma categoria que até há alguns anos era tradicional por aqui?

Abaixo, confira os hatches médios mais vendidos em janeiro:

1º Chevrolet Cruze hatch: 453

2º Ford Focus: 334

3º Volkswagen Golf: 170

4º Peugeot 308: 64

Veja mais:

>> Mercado: Polo chega em 4º e Renault fica fora do top20 de janeiro

>> SUVs assumem posto de 2ª categoria mais vendida do Brasil

>> Cruze hatch 2018 fica mais equipado