Home » Mercado » BYD responde montadoras em nota e detona concorrentes: “tecnologia velha e design preguiçoso”

Mercado

Pegou pesado!

BYD responde montadoras em nota e detona concorrentes: “tecnologia velha e design preguiçoso”

Em resposta à pressão contra incentivos, marca chinesa acusa rivais de protecionismo e diz que elas têm medo de perder espaço para quem oferece mais por menos

7 min de leitura

A discussão sobre os incentivos fiscais para carros importados em regime SKD e CKD acaba de ganhar um novo capítulo, e dessa vez, com direito a resposta extremamente afiada. A BYD divulgou uma nota à imprensa em que rebate com firmeza a carta enviada por GM, Toyota, Stellantis e Volkswagen ao presidente Lula (PT), na qual as quatro pedem o fim dos benefícios para veículos montados.

O texto não alivia em nenhum momento. A marca chinesa pergunta logo no título do “Por que a BYD incomoda tanto?”. Chama os concorrentes de “obsoletos” e diz que eles “imploram para abortar a inovação”. Em um tom sarcástico, a marca diz que a reação da indústria tradicional lembra “dinossauros surtando diante da chegada do meteoro”, em referência às mudanças trazidas pelos veículos elétricos.

“Agora, chega uma empresa chinesa que acelera fábrica, baixa preço e coloca carro elétrico na garagem da classe média, e os dinossauros surtam”, dispara a nota.

Linha de montagem da BYD em Camaçari (BA) [Divulgação]

“Nada é mais desleal do que alguém jogar o jogo — e ganhar”, completa a empresa, em resposta à acusação de concorrência desleal feita pelas rivais.

A empresa também crítica fortemente o design e tecnologia dos concorrentes: “O problema é que a BYD está sendo bem recebida pelos consumidores — aqueles mesmos que, por décadas, foram obrigados a pagar caro por tecnologia velha e design preguiçoso. Agora, chega uma empresa chinesa que acelera fábrica, baixa preço e coloca carro elétrico na garagem da classe média, e os dinossauros surtam.”

BYD Dolphin Mini na linha 2026 na cor Glacial Blue, dentro da concessionária, estático
BYD Dolphin Mini 2026 [Auto+/Luiz Forelli]

Em outro trecho, a BYD faz uma crítica direta a uma concorrente que nem assinou a carta. Sem citar nomes, a montadora faz alusão clara à Renault, que reduziu o preço do Kwid E-Tech em mais de R$ 100 mil após a chegada do BYD Dolphin Mini.

“Não foi por acaso que uma concorrente reduziu o valor de um modelo elétrico em mais de 100 mil reais depois da chegada da BYD. Por que antes custava tanto?”

Contexto do embate

Na carta enviada em 15 de julho, as quatro montadoras tradicionais, todas com produção nacional instalada há décadas, pediram ao governo que não aceite o pedido da BYD para manter impostos de importação baixos até 2028. 

Volkswagen Tera High Outfit prata lunar de frente em um gramado com muro de pedras
Volkswagen Tera High Outfit [Auto+ / João Brigato]

O argumento é que isso favorece quem apenas monta carros desmontados vindos da China, sem produção local completa, o que colocaria em risco empregos e investimentos no país.

Hoje, carros montados em regime SKD ou CKD já pagam menos imposto do que veículos 100% prontos. Mas esse imposto vai subir até 35% em 2028. A BYD quer continuar com a alíquota em 10% (SKD) e 5% (CKD) até lá, enquanto termina as obras de sua fábrica em Camaçari (BA).

“Chantagem emocional com verniz corporativo”

A BYD também não poupou críticas à postura da Anfavea, associação que representa as principais montadoras instaladas no Brasil, além das quatro que assinaram a carta enviada ao presidente Lula. 

BYD Song Pro DM-i [Auto+ / Rafael Déa]

Segundo a montadora chinesa, o comportamento da entidade e de suas associadas segue um roteiro repetido há anos sempre que surge alguma novidade no mercado.

“A reação da Anfavea e seus associados, infelizmente, não é novidade. Trata-se do velho roteiro de sempre: diante de qualquer sinal de abertura de mercado ou inovação, surgem as ameaças de demissões em massa, fechamento de fábricas e o fim do mundo como conhecemos.”

A marca chama esse tipo de reação de “chantagem emocional com verniz corporativo”, algo que segundo ela só serve para proteger um modelo de negócio ultrapassado, que deixa o consumidor brasileiro sempre “como último da fila da modernidade”.

BYD King GS ´reto de frente em um estacionamento
BYD King GS [Auto+ / João Brigato]

A fabricante chinesa também cita os comentários nas redes sociais da Anfavea, dizendo que o consumidor brasileiro também crítica a associação por não lutar contra carros mais baratos. 

“Basta olhar os comentários nas redes sociais da própria Anfavea: ‘Lutar por carro mais barato vocês não lutam, agora querem nosso apoio pra quê?’. Ou ainda: ‘Sempre vou dizer o seguinte: se a Anfavea está tão incomodada, é porque o outro lado vale a pena’.”

A raiz do problema

Na nota, a BYD também respondeu o principal ponto da polêmica, que são os pedidos para permanecer com os impostos mais baixos sobre carros que chegam desmontados ao Brasil. A empresa diz que o pedido é justo e já foi adotado antes por outras montadoras, inclusive aquelas que hoje estão criticando.

Peugeot e-2008 GT [Auto+/ Felipe Yamauchi]

“A redução temporária de imposto que a BYD pleiteia segue uma lógica simples e razoável: não faz sentido aplicar o mesmo nível de tributação sobre veículos 100% prontos trazidos do exterior e sobre veículos que são montados no Brasil, com geração de empregos locais, movimentação da cadeia logística e pagamento de encargos. Isso não é nenhuma novidade,
outras montadoras já adotaram a mesma prática antes de ter a produção completa local.”

A montadora reforça que não está pedindo nenhum privilégio e que tudo está sendo feito como planejado desde o início. A produção nacional completa está nos planos, mas como toda fábrica, precisa de tempo para ser finalizada. Enquanto isso, a montagem com peças importadas já está em andamento, como previsto no contrato com o governo da Bahia.

“Em menos de um ano e meio, já está finalizando a primeira etapa das obras da fábrica em Camaçari (BA), no mesmo local onde outra montadora, que também era tradicional (Ford), desistiu do Brasil. Apenas o galpão de montagem final já é mais do que a metade do tamanho da antiga fábrica inteira. Nada foi alterado. Tudo dentro do planejamento desde o começo.”

Consumidor já escolheu, diz a BYD

A nota ainda afirma que os concorrentes não estão preocupados com empregos e impostos — um dos trechos fortemente citado no pedido das montadoras ao Presidente da República. 

BYD Yuan Pro - Carro chinês vale a pena?
BYD Yuan Pro [Auto+ / Rafael Dea]

“O incômodo das concorrentes não tem a ver com impostos, nem com montagem, nem com empregos. Tem a ver com a perda de protagonismo. Com o fato de que um novo player chegou oferecendo mais e cobrando menos”, afirma a BYD.

No fim, a montadora diz que sua proposta não é um atalho, mas uma estratégia para acelerar a transição do Brasil para uma frota mais limpa e moderna. E finaliza com uma provocação direta ao presidente: “Se os dinossauros estão gritando, é sinal de que o meteoro está funcionando”.

A carta é pesada, com diversas ironias e críticas. O que você acha da postura da BYD e dessa treta? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

0 comentário em “BYD responde montadoras em nota e detona concorrentes: “tecnologia velha e design preguiçoso””

  1. Gabriel Jantara

    A BYD merece uma salva de palmas só por ter respondido a altura as outros montadoras, só falou verdades em todas as linhas. Só tenho medo que não sirva de nada e que as montadoras tradicionais consigam o que sempre tiveram, o protagonismo e o abuso em cima do consumidor brasileiro.

    • Paulo Barros

      Eu concordo plenamente com a BYD. Quando vc visita a Europa ou os EUA perxebe o quanto estamos atrasados com relação às novas tecnologias. A BYD quer nos proporcionar essa inovação com preços acessíveis. Eu fui na loja da BYD em Goiânia para conhecer o Song Pro e fiquei mto impressionado com o acabamento e a tecnologia embarcada no carro. E o mais impressionante foi o preço que é mais barato que um SUV tradicional de outras marcas. Eu espero que a BYD venha para ficar e conquistar de verdade o mercado brasileiro. Chega da mesmisse, vamos inovar. Parabéns BYD.

    • Paulo Barros

      Eu concordo plenamente com a BYD. Quando vc visita a Europa ou os EUA percebe o quanto estamos atrasados com relação às novas tecnologias. A BYD quer nos proporcionar essa inovação com preços acessíveis. Eu fui na loja da BYD em Goiânia para conhecer o Song Pro e fiquei mto impressionado com o acabamento e a tecnologia embarcada no carro. E o mais impressionante foi o preço que é mais barato que um SUV tradicional de outras marcas. Eu espero que a BYD venha para ficar e conquistar de verdade o mercado brasileiro. Chega da mesmisse, vamos inovar. Parabéns BYD.

  2. Minato

    Show… falou exatamente o que precisa e o que povo todo pensa. As 4 grandes que sobraram, porque 1 abandonou, estão iguais a criança mimada que vai jogar bola com os amigos, aí aparece um jogador novo e que manda bem, o que elas fazem? Ameaçam parar o jogo e levar bola…. kkkkk

    • Elcio Rangel

      A BYD está no papel dela em se defender , mas na realidade existe uma expertise dela que é o seguinte ,primeiro ela fez várias publicidades dizendo que seus carros enfim eram brasileiros feitos aqui no brasil ,só que ela não disse que era em CKD ou seja as peças são 100 %chinesas as chapas já vem todas pintadas lá na china e aqui só montam e divulgam que o carro é totalmente feito aqui no brasil ,ela mente e prejudica as outras montadoras que são obrigadas a usar peças produzidas aqui ,daí a carta que as montadoras daqui enviaram ao presidente

  3. Man

    BYD querendo ser top sem ser! Não conseguem fazer um pós vendas eficiente, clientes sem solução, sem peças e péssimo valor de mercado na revenda, eletricos em duvida mundial, fabrica desde 1997 e querendo ser igual as centenárias que estão aqui a anos. Ainda sacaneia seus proprios clientes, quem compra um BYD zero hoje ja sabe que nos proximos meses o preço vai cair e pagou mais caro, alem da desvalorização maior que as centenarias….

    • Miller Mendonça Pessanha

      E já chegou um dinossauro papagaio, que só repete o que ouve. Deixa de ser doente bicho… Vou nem perder meu tempo explicando toda merda que vc disse

  4. Man

    BYD querendo ser top sem ser! Não conseguem fazer um pós vendas eficiente, clientes sem solução, sem peças e péssimo valor de mercado na revenda, eletricos em duvida mundial, fabrica desde 1997 e querendo ser igual as centenárias que estão aqui a anos. Ainda sacaneia seus proprios clientes, quem compra um BYD zero hoje ja sabe que nos proximos meses o preço vai cair e pagou mais caro, alem da desvalorização maior que as centenarias….

    • Flávio Fernandes

      Palavras do idiota que paga 80 mil num Kwid pelado 😂 😂 😂

    • Tiago Roberto de Freitas

      Esse deve ser um Fan Boy com certeza, tudo bem que a BYD tem que melhorar o Pós Venda, mas com relação a queda de preço da revenda é gerado pelo mesmo protecionismo das revendas de seminovos e talvez por reposição de peças no mercado de usados (esse fator é de responsabilidade da BYD).

  5. Felipe

    Só faltou o link com a nota na íntegra!

    Mas é isso, ela (BYD) não está errada.

    • GLÁUBER SOARES

      Concordo com a BYD!

  6. Marlus

    Parabéns à BYD por finalmente termos uma corporação que vem para o mercado brasileiro com foco no cliente, não exclusivamente em seu lucros.

  7. Nao Digo

    Só tenho uma coisa à dizer.
    BYD, prepare um veículo desses para mim, ano que vem.
    Adeus montadoras jurássicas.

  8. Freddy Assaf

    Muito perspicaz a resposta da BYD. Falou a verdade que “eles” não queriam ouvir. Já fui proprietário de praticamente todas as marcas sócias da Anfavea e hoje prezo pela tecnologia com preço justo dos chineses e poderiam ser menores se não fossem cobrados tantos impostos. Que servia o exemplo da Renault, citado na carta, de reduzir o valor do seu EV para competir com as marcas chinesas. Voltaria com certeza a adquirir veículos das tradicionais, desde que, apresentassem modernidade a baixo custo.

    • Jéferson Soares de Medeiros

      Parabéns a BYD. Está corretíssima. Os concorrentes não estão preocupados com emprego, muito menos preocupados com os clientes, são um bando de sugadores, vendem carros cada vez piores, e, ainda vem com chorinho porque está perdendo mercado.
      Os carros chineses estão entregando requinte por muito menos do que as concorrentes.

      Que os elétricos, e outros carros chineses avance no mercado brasileiro, colocando esses sanguessugas pra fazer melhor ou fogem.

    • Paulo Barros

      Eu concordo plenamente com a BYD. Quando vc visita a Europa ou os EUA percebe o quanto estamos atrasados com relação às novas tecnologias. A BYD quer nos proporcionar essa inovação com preços acessíveis. Eu fui à loja da BYD em Goiânia para conhecer o Song Pro e fiquei mto impressionado com o acabamento e a tecnologia embarcada no carro. E o mais impressionante foi o preço que é mais barato que um SUV tradicional de outras marcas. Eu espero que a BYD venha para ficar e conquistar de verdade o mercado brasileiro. Chega da mesmice, vamos inovar. Parabéns BYD.

      • Evandro

        BYD vcs revolucionário a indústria automobilismo do Brasil. Com tecnologia em carros de R$ 120.0000
        Que em outras marcas já existentes no Brasil custariam R$200.000 . Eu tenho um mini Dolphin e carro é insano Mano , top . Nós brasileiros sempre fomos enganados pelas marcas , Chevrolet, Volkswagen, Ford, Fiat. Carros caríssimos e sem conforto e sem tecnologia. A gora vem questionar, chorando pelo gama de clientes que nunca valorizou. Vou dizer uma fala de um ministro. (pedeu MANES) BYD vcs são nota 1000000000000. Cem mil. Kkkkkkk

  9. MFassini

    Não venho aqui para defender A, B ou C. Como consumidor brasileiro de em geral, e também de veículos automotores, enxergo com bons olhos as iniciativas e estratégias das fábricas chinesas de veículos. Não todas, mas daquelas que demonstram real interesse em produzir no Brasil. E que, não só com palavras, tomam atitudes concretas para isso. Digo pois sempre fui crítico das marcas que trazem seus carros montados fora do Brasil e aqui vendem com praticando preços altíssimos sem nenhuma contrapartida que traga benefícios ao trabalhador brasileiro. Estou falando de Audi, BMW, Porsche, Jaguar e outras que nada produzem por aqui, ou que já produziram e abandonaram a produção por aqui.
    Além disso, não devemos esquecer, que todas as que hoje reclamam, em algum momento fora agraciadas com medidas de incentivos por parte do governo brasileiro. Em qualquer das esferas.
    Espero que mais fábricas seja instaladas no Brasil, e que a modernidade venha com força para que tenhamos acesso a modos mais modernos e eficientes.
    Lembro quando o, então presidente, Collor abriu o mercado aos produtos importados. Foi extremamente criticado pela indústria automotiva que por aqui produzia o que ele chamava de “carroças”.

  10. STANLEY CALYL DE SOUZA BUENO

    Exatamente isso pra desespero dos dinossauros, BYD entrega muito mais por menor preço e fora o design que é “foda”, os empresários chineses já estão no futuro há muito tempo, enquanto os herdeiros dos coronéis das antigas fazendas reclamam da revolução industrial!!!

  11. Paulo Henrique Nadalin

    Apostei na marca em maio do ano passado, foram 1 ano e 2 meses de uso extremo mais de 54 mil Km sem nenhum recall ou garantia…hj estou com o segundo do mesmo modelo e já evoluiu, ouviram críticas sobre a suspensão traseira e melhoraram, farol superou a expectativa. Sem sombra de dúvida, está acima dos demais, nós brasileiros engolimos anos de produto obsoleto e muito caro, e esse desgoverno ao invés de reduzir impostos fica com essas ladainhas, não deveriam nem ouvir as montadoras, deveriam cobrar anos de subsídios e zero de retorno verdadeiro para o povo! Assino em baixo na carta da BYD. Espero que honrem o discurso e mantenham os carros na qualidade e custo atual.

  12. Ruiter

    Disse tudo que precisava ser dito!

  13. E Rocha

    A BYD tá arrasando, parabéns.
    Como sempre os defensores das “DINOSSAUROS ” com o velho discurso… não tem peça, não tem por venda… blá , blá, blá….
    Esses dias fui ver o novo equinox ev, imagina 450 mil reais, enquanto o novo song plus custa 250 mil com muito mais tecnologia. Porque a dinossaura nao consegue vender mais barato?
    O Tiggo 7 q não é a montadora aqui em questão, vende o modelo sport por 139 mil, e a dinossauro com lancamento de uma nova tracker com um painel horrível por 200 mil.
    Graças a Deus o brasileiro tá acordando e vendo qto já foi enganado.
    Parabéns a concorrência e que venham mais fábricas chinesas para o país tupiniquim.
    Abraços

  14. Edi Rocha

    A BYD tá arrasando, parabéns.
    Como sempre os defensores das “DINOSSAUROS ” com o velho discurso… não tem peça, não tem por venda… blá , blá, blá….
    Esses dias fui ver o novo equinox ev, imagina 450 mil reais, enquanto o novo song plus custa 250 mil com muito mais tecnologia. Porque a dinossaura nao consegue vender mais barato?
    O Tiggo 7 q não é a montadora aqui em questão, vende o modelo sport por 139 mil, e a dinossauro com lancamento de uma nova tracker com um painel horrível por 200 mil.
    Graças a Deus o brasileiro tá acordando e vendo qto já foi enganado.
    Parabéns a concorrência e que venham mais fábricas chinesas para o país tupiniquim.
    Abraços

  15. Edi Rocha

    A BYD tá arrasando, parabéns…
    Como sempre os defensores das “DINOSSAUROS ” com o velho e pessimo discurso… não tem peça, não tem pos venda… blá , blá, blá….
    Vejam, esses dias fui ver o novo equinox ev, imagina 450 mil reais, enquanto o novo song plus custa 250 mil com muito mais tecnologia. Porque a dinossaura nao consegue vender mais barato?
    O Tiggo 7 q não é a montadora aqui em questão, vende o modelo sport por 139 mil, e a dinossauro com lancamento de uma nova tracker com um painel horrível por 200 mil.
    Graças a Deus o brasileiro tá acordando e vendo qto já foi enganado.
    Parabéns a concorrência e que venham mais fábricas chinesas para o país tupiniquim.
    Abraços

  16. Pedro Vila Nova

    Quero ver esses milagrosos carros chineses depois de 10 anos..! Todos descascando as tintas de péssima qualidade, as borrachas e plásticos esfarelando todos feitos no país de origem, sem a mão de obra do trabalhador brasileiro na produção importando desde pneus com ar chinês.
    Só boto fé nessas a.marcas daqui a dez anos..! Vou pacientemente aguardar antes de me aventurar na emoção do elétrico chinês!!

    • Tiago Roberto de Freitas

      Se vc quer pagar mais caro pelas carroças, problema é seu, uma vez que, vc estará queimando seu próprio dinheiro, mais não incentiva outras pessoas a seguir o mesmo caminho 🛣️.

    • E Rocha

      O problema é esse caro colega, os carros tem que ser barato para não durar 10 anos, assim a roda gira mais rápido….
      No EUA e Europa a média da frota e de 10 anos e a nossa é de 25 anos, e isso que tem que mudar amigo

  17. Sonia

    É só dar o mesmo incentivo às montadoras já estabelecidas no Brasil há anos que está tudo certo. Não é justo uma ganhar desconto e às outras não. Igualdade é o correto. Que venda mais quem tem produto melhor.

    • Edi Rocha

      Mais incentivos ainda cara colega?
      Todas as dinossauras tem incentivos antigos e pagam poucos impostos ao Brasil, e os altos lucros vão tudo para seus países de origens…
      E pra que? Pra deixar o país que nem fez a Ford na Bahia? Que depois depois de 20 anos de economia de impostos (LEVOU TODO lucro para os EUAs) e deixou o país…
      Vamos conhecer melhor o tema.
      Abraço

  18. William

    Aplausos para BYD, falou brasileiramente!

  19. Luiz Carlos De Andrade

    Parabéns BYD, estão cobertos de razão nossas carroças são caríssimas.

  20. Marcelo Ramos Farias

    O brasileiro tem que mudar seus pensamentos: pensamentos de subordinação não cabe mais. Esses dinossauros teem que ser extintos pelo próprio ego de dominação. Uma nação rica como o Brasil já há séculos seria para ter seu próprio destino traçado pelo seu povo e não por norte americanos e europeus com síndrome de colonialista. Nós sempre fomos os últimos da fila como bem disse a BYD, massacrados como idiotas sem QI e sem importância nenhuma. Está na hora de nos valorizarmos e estender a mão para quem quer nos tratar de igual. Que esses dinossauros vão de arrasto!

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar