Mudança na área

GM deixará de lado elétricos para focar nos híbridos plug-in

A GM teve de rever seus planos sobre os carros elétricos e decidiu que vai focar um pouco mais nos modelos híbridos plug-in por agora

Chevrolet Bolt EUV [divulgação]
Chevrolet Bolt EUV [divulgação]

De olho no mercado e nos lucros, as montadoras e conglomerados estão revendo seus planos acerca dos carros elétricos. A GM, empresa que cuida de marcas como Chevrolet, Cadillac e outras decidiu que os modelos 100% elétricos vão vir em um longo prazo e que o foco atual passou a ser dos híbridos plug-in e eles chegarão com diversas opções em breve.

Em uma entrevista com a equipe do portal Detroit News, a CEO do conglomerado, Mary Barra, afirmou que os modelos híbridos plug-in servem para dar mais opções aos clientes da marca e que eles são parte da solução, em relação à questão de diminuição de emissão de gases poluentes. Questionada sobre essa mudança repentina em relação aos carros 100% elétricos, Mary disse que a revisão da estratégia não tem haver com a queda na demanda.

É válido lembrar que estudos comprovaram haver uma queda nas vendas dos carros elétricos no mundo todo. Agora, com os planos modificados, a GM projeta lançar carros híbridos plug-in em diversas categorias a partir de 2027. Os executivos já estudam versões com este conjunto eletrificado para as caminhonetes grandes Chevrolet Silverado e GMC Sierra.

GMC Sierra 3500 HD Denali [divulgação]
GMC Sierra 3500 HD Denali [divulgação]

Elétricos virão sim, só que mais para frente

Recentemente, a Chevrolet apresentou uma versão nova do Equinox PHEV. O SUV já está com visual futurista lá fora e também adotou este conjunto eletrificado. Ele conta com motor 1.5 turbo e mais um elétrico. Eles são alimentados por uma bateria de fosfato de ferro e lítio com 16,5 kWh de capacidade. A potência de todo este conjunto é de 268 cv e 57,6 kgfm.

Sua velocidade máxima é de 180 km/h e ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. A autonomia 100% elétrica pelo ciclo CLTC é de 102 km. Ainda assim, Mary revelou que a GM segue desenhando projetos com os carros elétricos. Em sua opinião, eles virão sim, só que mais para frente, até quando houver uma infraestrutura ideal de carregamento. Até lá, como os híbridos podem ser solução, eles serão a chave de ouro.

Equinox PHEV
Chevrolet Equinox Plus PHEV 2025 [Divulgação]

O que você achou da decisão da GM? Acredita que o futuro será apenas de carros elétricos? Conte nos comentários


>> Tesla Cybertruck ganha personalização inspirada em série de TV

>> 5 carros que viraram o jogo e vendem como água

>> Stellantis investirá R$ 14 bi em Betim para produzir híbridos