Produção a todo vapor

Honda ativará segundo turno em suas fábricas no Brasil

As duas fábricas da Honda no Brasil terão dois turnos e mais trabalhadores prontos para atender aos desejos da marca a partir de abril

Honda HR-V Touring [Auto+ / João Brigato]
Honda HR-V Touring [Auto+ / João Brigato]

A partir do próximo mês de abril, as fábricas da Honda localizadas em Itirapina e Sumaré, no interior de São Paulo, vão operar em dois turnos. O aumento de trabalho será proporcionado pela chegada de novos funcionários aos locais e também haverá o acréscimo na produção de modelos como o City sedã e hatch e o SUV compacto HR-V.

Para atender ao aumento da produção de seus carros, a marca japonesa também aumentará o trabalho na planta de Sumaré, no interior de São Paulo. Diferente da outra planta, esta última produz os motores e os demais componentes para os carros da montadora que são fabricados por aqui. Mais 450 funcionários serão contratados para atuarem em conjunto com os atuais e serão dois turnos em ambas as indústrias.

Inaugurada em 2019, a planta de Itirapina terá pela primeira vez dois turnos ativados em sua linha de montagem. Por lá, trabalham cerca de 1.350 funcionários e que são responsáveis pela fabricação do HR-V e dos modelos City. Por sua vez, a indústria que produz peça em Sumaré é composta por 1.200 trabalhadores. A ativação dos dois turnos vem com a expectativa de crescimento nas vendas da marca.

Honda City Hatch Touring [Auto+ / João Brigato]
Honda City Hatch Touring [Auto+ / João Brigato]

O que será que vem em breve?

A fabricante dona do sedã médio Civic espera ter um considerável aumento no quesito vendas de toda sua linha, mas em especial as do HR-V. Até agora, o rival do Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e mais modelos, já atingiu a marca de 6.051 unidades vendidas nos dois primeiros meses de 2024, segundo dados da Fenabrave. A mesma empresa revelou que o SUV compacto japonês se encontra os 10 primeiros SUVs mais vendidos do mês de março.

Segundo informações obtidas pelo portal Auto Data, a marca também quer diminuir a ociosidade em suas linhas de produção para chegar em 20%. Já questionada pela equipe do portal Motor1.com, os executivos da Honda não confirmam claramente se haverá um novo carro a ser produzido em Itirapina. O que foi relatado é que espaço e capacidade existem nesse local. Muito provavelmente o WR-V volte a ser produzido nessa planta e seja lançado até 2026 para brigar com o futuro Toyota Yaris Cross.

Quais serão os planos da Honda para suas fábricas brasileiras? Você gosta dos carros da marca japonesa? Conte nos comentários


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