Para quem pensa que calotas são coisa somente de carros baratos de entrada como Fiat Mobi, Renault Kwid, Volkswagen Polo Track ou Chevrolet Onix, a Audi prova o contrário. Lançado na Europa como nova versão de entrada do Q4 e-tron, a versão 35 tem as maiores calotas do mundo.
Com 19 polegadas, as calotas de plástico revestem rodas de aço também de 19 polegadas com o mesmo estilo usado nos carros baratos brasileiros. Não é uma calota aerodinâmica que cobre uma roda de liga-leve, como comumente acontece em carros elétricos. Mas sim uma calota comum como em um carro de entrada.
Redução além da calota
Além da “super calota”, o Audi Q3 35 e-tron é mais barato que o então modelo de entrada, a versão 45. Ao todo, são 7.350 euros (R$ 44.390) de redução por conta de algumas coisas a menos. A bateria é reduzida de 82 kWh para 52 kWh, reduzindo a autonomia para 355 km na carroceria SUV e 365 km no Sportback.
O motor também teve sua capacidade reduzida. Agora são 170 cv e 31,7 kgfm de torque jogados diretamente nas rodas traseiras. A prova de 0 a 100 km/h é cumprida em 9 segundos, enquanto a velocidade máxima baixa para 160 km/h. Além disso, a Audi tirou os discos de freio traseiros, os substituindo por tambores.
Somente para efeito de comparação, a então versão de entrada do Audi Q4 traz motor traseiro de 186 cv e 55,6 kgfm de torque. Ele chega aos 100 km/h em 6,7 segundos e tem velocidade máxima de 180 km/h. Além disso, conta com rodas de liga-leve e freio a disco na traseira.
Você compraria um Audi com calotas só para pagar menos? Conte nos comentários.