A Câmara brasileira de Deputados fez um acordo com a BYD e eles acabaram de receber três modelos eletrificados da montadora para ajudar em seu transporte. Surpreendentemente, um dos carros entregues é o esquecido Tan, SUV grande elétrico. Além disso, o acordo entre eles ainda garantiu a entrega de carregadores Wallbox e até portáteis.
Quais carros foram emprestados?
Esse empréstimo feito pela marca chinesa para a entidade brasileira é gratuito e previsto em lei. A Câmara assinou o comodato e poderá usar tanto um Tan blindado quanto dois King GL por um determinado tempo. Ainda nesse sentido, o órgão contará com o auxílio de três carregadores Wallbox e dois carregadores portáteis para ajuda na hora de recarregar os modelos.
Quando esse acordo foi firmado?
O contrato foi assinado por ambas partes em meados de dezembro de 2025 e valerá até dezembro deste ano. A entrega dos modelos chineses já foi publicada no Diário Oficial da União. O UOL chegou a contatar a Câmara para saber onde os três carros seriam usados oficialmente, mas não obteve resposta.

Já a BYD revelou que o acordo segue as normas. A montadora ainda pontuou que esse empréstimo tem como intuito viabilizar testes de novas tecnologias de eletrificação de frota. Inclusive, a fabricante oponente da GWM já tinha emprestado outro modelo de seu portfólio para a entidade.
Medo generalizado
Mesmo com sua fabricação bem adiantada, a BYD e outras marcas chinesas estão correndo contra o tempo no Brasil. A partir de julho deste ano, a alíquota para carros eletrificados importados aumentará para 35%. Desse modo, eles não ficarão mais tão competitivos. Por isso, muitas montadoras começaram a produzir seus modelos por aqui.
Outras marcas chinesas que estão chegando ao país já buscam instalações para iniciarem o antes possível sua linha de montagem, como é o caso da Omoda e Jaecoo. Até agora, a alíquota que os governantes brasileiros cobram é de 25% para modelos elétricos e 30% para veículos híbridos que desembarcam em solo brasileiro.

Vale lembrar que a BYD iniciou sua fabricação brasileira seguindo o regime SKD, só que ela tem planos de ampliar seu nível de produtividade. Sua planta fica localizada em Camaçari, Bahia. É de lá que saem modelos como o Dolphin Mini, King e Song Pro. Aliás, este último ganhará novo visual e motorização flex em breve.
Já viu um BYD Tan nas ruas? Conte nos comentários



