Home » Novidades » Denza estreia na Europa com planos ambiciosos de conquistar o Brasil

Novidades

Denza estreia na Europa com planos ambiciosos de conquistar o Brasil

A Denza, marca controlada pela BYD, está a caminho do Brasil, mas estreou antes na Europa com foco no segmento premium

3 min de leitura

A Denza já foi uma joint venture com a Mercedes-Benz, mas atualmente pertence integralmente à BYD. A aposta no segmento premium levou a Build Your Dreams a lançar a marca na Europa, com o objetivo de ampliar sua presença no mercado local e desafiar as marcas de luxo já consolidadas no continente.

O primeiro modelo da Denza a chegar às ruas europeias será o Z9 GT, com vendas previstas para começarem até o final deste ano. A marca criada em 2011 é fruto da parceria entre a BYD e a Mercedes-Benz, embora, no primeiro ano, tenha vendido apenas 23.000 unidades.

Com o desempenho modesto, a Mercedes-Benz começou a reduzir sua participação na joint venture, caindo para 10% em 2022, antes de se retirar completamente da sociedade. Desde então, a Denza passou a ser controlada integralmente pela BYD.

No início desta semana, a BYD oficializou o lançamento da Denza na Europa, durante um evento realizado em Milão, na Itália. Segundo Alfredo Altavilla, consultor especial da BYD para a Europa, a marca pretende atingir tanto os consumidores tradicionais de carros premium quanto um público mais jovem e conectado à tecnologia.

Denza Z9 GT de frente na cidade
Denza Z9 GT [Divulgação]

A Denza será a única marca consolidada na Europa?

Na China, a BYD já opera a Denza ao lado de outras submarcas premium: Fang Cheng Bao e Yangwang. Segundo o site ArenaEV, há planos para consolidar também a Fang Cheng Bao na Europa, ao lado da Denza.

Essa expansão começará com o SUV Fang Cheng Bao Leopard 5 (foto abaixo), que já foi rebatizado como Denza para o mercado europeu. Ainda não está claro se os modelos da Yangwang serão comercializados sob o mesmo guarda-chuva da Denza na região.

BYD BAO 5 [Divulgação]
Feng Chang Boa Leopard 5 [Divulgação]

Sem divulgar os preços para a Europa, Altavilla revelou à Reuters que o Z9 GT será seguido pela luxuosa van D9 ainda no final deste ano. Os carros serão produzidos e exportados da China. Embora a montadora pretenda iniciar a fabricação local na nova planta, localizada na Hungria, a partir de outubro.

O Denza Z9 GT foi desenvolvido para enfrentar rivais, como o Porsche Taycan Sport Turismo. Com 20 cm a mais de comprimento e 22,5 cm extras de entre-eixos, ele aposta no espaço interno e no desempenho. A força vem de três motores elétricos, que juntos entregam 952 cv, alimentados por uma bateria de íon-ferro de lítio de 101 kWh.

Na China, a BYD oferece o mesmo modelo também na versão híbrida plug-in (PHEV), que combina um motor 2.0 turbo com três motores elétricos para gerar 870 cv de potência.

E você, o que espera da Denza no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Assuntos

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar