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Duelo de gigantes, ou melhor, intermediárias

Fiat Toro Ranch 2.2 x Chevrolet Montana RS: qual caminhonete chama mais sua atenção?

O Auto+ se protegeu e colocou a Fiat Toro Ranch para disputar o coração da clientela com a Chevrolet Montana RS. Quem vai ganhar?

7 min de leitura

De olho em quem busca uma caminhonete intermediária tanto para o lazer quanto para o trabalho, o Auto+ fez um comparativo especial. Vamos colocar frente a frente as versões mais caras da Fiat Toro e da Chevrolet Montana. Elas tiveram mudanças notórias em suas trajetórias e são opções para quem ainda não pode partir para uma caminhonete média. O comparativo será feito entre a Toro Ranch e a Montana RS, as versões mais caras dos modelos.

As duas querem sua atenção

A Toro Ranch aposta no ar mais parrudo. Ela acabou de passar uma reestilização mais contundente. Na dianteira, segue a nova identidade visual da Fiat. Então, exibe grade escurecida, ampla e com elementos na vertical. Sua iluminação é totalmente em LED, sendo que os DRL’s ficam na parte de cima e possuem desenho segmentado.

Esta versão ainda oferece luzes de neblina, apliques escurecidos e nas laterais a Fiat Toro Ranch 2026 mostra as capas dos retrovisores e maçanetas cromadas, enquanto as rodas de liga leve são de 18 polegadas. Na traseira, a tampa da caçamba possui abertura dividida, Santo Antônio cromado e novas lanternas escurecidas. O para-choque também mudou ao ter um desenho mais saliente.

Já a Chevrolet Montana RS segue no caminho do visual esportivo. Seguindo a estética da sua rival, ela também mostra partes escurecidas. Na dianteira, a grade e até o emblema da Chevrolet são pintados de preto e a iluminação é dividida em dois andares. Nas laterais, as rodas de 17 polegadas possuem desenho exclusivo.

Além disso, ela tem ainda rack de teto e Santo Antônio. Na traseira, aparecem lanternas escurecidas e interligadas por uma barra pintada de preto. O nome da marca está grafado em baixo relevo. Aqui, o critério fica por conta do gosto do cliente, mas se ele quer impor mais respeito no trânsito, a Toro Ranch sai na frente.

Chevrolet Montana RS 2-26 vermelha vista de trás
Chevrolet Montana RS 2026 [Divulgação]

Motorização e desempenho

A Fiat Toro Ranch conta com motor 2.2 turbo diesel Multijet. Ele tem quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro. Tem injeção direta e entrega 200 cv e 45,8 kgfm de torque. Seu câmbio é automático de nove marchas e tração integral. Ou seja, ela está preparada tanto para o trabalho mais pesado quanto passeios off-road. O modelo precisa de 9,8 segundos para chegar aos 100 km/h e a velocidade máxima é de 201 km/h.

Sobre consumo, suas médias são de 10,5 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. Aliás, a Toro Ranch 2.2 pesa 1.945 kg. Já a Montana RS traz o motor 1.2 turbo flex de 141 cv e 22,9 kgfm de torque. Seu câmbio é automático de seis marchas e a tração é dianteira. Em desempenho, ela precisa de 9,5 segundos para alcançar os 100 km/h e sua velocidade máxima é de 180 km/h.

Motor 2.2 da Fiat Toro Ranch
Motor 2.2 turbo diesel da Fiat Toro Ranch [Divulgação]

Em relação ao consumo, suas médias são de 7,5 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol ou 11 km/l e 13,5 km/l, com gasolina nos mesmos cenários. O peso desta versão da Montana é de 1.310 kg. Ambas contam com motor eficiente e que já atende as normas do programa Proconve L8.

Motor 1.2 turbo da Chevrolet Montana 2026
Motor 1.2 turbo da Chevrolet Montana 2026 [Divulgação]

Medidas e capacidades

Quem procura uma caminhonete, muitas vezes está preocupado com o tamanho e as capacidades do modelo. A Toro Ranch possui 4,95 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e 2,98 m de entre-eixos. A altura em relação ao solo é de 19,8 cm com ela vazia e 15,4 cm com ela carregada. O ângulo de entrada é de 25° e o de saída é de 28°. O tanque de combustível comporta 60 litros.

Sua caçamba mede 133,4 cm, a largura é de 136,0 cm, a altura máxima é de 57,1 cm e a capacidade de carga é de 937 litros ou 1.010 kg. A suspensão dianteira é McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora. Os amortecedores são hidráulicos e pressurizados e tem molas helicoidais.

Na traseira, a suspensão é Multi-link e barra estabilizadora. Já a Chevrolet Montana RS tem 4,71 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura, 2,80 m de entre-eixos e a caçamba leva 874 litros ou 600 kg de carga. O tanque de combustível é de 44 litros.

A altura em relação ao solo é de 19,2 cm. O ângulo de entrada é de 20,7° e o de saída é de 25°. O peso da Montana RS é de 1.310 kg. Seu coeficiente de arrasto é de 0,374 cd. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson e a traseira é por eixo de torção. As molas são helicoidais. Os freios dianteiros das caminhonetes são a disco e ventilados.

[Auto+ / João Brigato]

A Montana RS possui freios traseiros a tambor. Além disso, as duas contam com direção elétrica. Se você não tiver muito espaço ou viver em cidade grande, a Chevrolet Montana RS te atenderá melhor por ser mais compacta.

Equipamentos de série

A Fiat Toro Ranch 2.2 é montada em Goiana, Pernambuco, e sai de fábrica com central multimídia de 10,1 polegadas, freios ABS, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, comutação automática do farol alto, bancos em couro, tapetes em carpete e mais itens. Ainda nesse sentido, ela tem seis airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com regulagem elétrica, capota marítima e câmera de ré.

Painel de instrumentos de sete polegadas, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, ganchos para amarrar a carga na caçamba, Isofix, indicador de troca de marchas e partida remota. Além disso, há protetor de cárter, caçamba revestida, piloto automático, volante revestido em couro e carregador de celular por indução.

Fiat Toro Ranch Diesel 2026 [Auto+ / João Brigato]

Por sua vez, a Chevrolet Montana RS é fabricada em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Ela sai de série com painel de instrumentos de oito polegadas integrado com a central multimídia MyLink de 11 polegadas, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e mais itens. Câmera de ré, rodas de liga leve de 17 polegadas, tampa da caçamba com alívio de peso, ganchos para amarrar carga, iluminação na caçamba e capota marítima são alguns dos itens de série.

Seis airbags, alerta de ponto cego, monitoramento de pressão dos pneus, Isofix e Top Tether, carregador de celular por indução, ar-condicionado, Wi-Fi nativo e sensores de estacionamento traseiros são de série. Já que se tratam das versões topo de linha, as rivais possuem pacotes bastante atraentes.

Interior com telas ligadas da Chevrolet Montana RS 2026
Interior da Chevrolet Montana RS 2026 [Divulgação]

Preços

A Fiat Toro Ranch 2.2 turbo diesel custa R$ 228.490. A cor vermelho Colorado é sólida e gratuita. Os tons metálicos agregam R$ 2.490 na etiqueta do modelo. Essa versão não possui kit opcional. Do outro lado, a Chevrolet Montana RS é oferecida aos brasileiros por R$ 177.290. Ou seja, a diferença entre as versões é de R$ 51.200.

Cada uma possui uma proposta distinta, vide o tamanho, as capacidades e a motorização. A Montana RS é mais indicada para quem quer uma caminhonete, mas vive em centros urbanos. Desse modo, ela convive melhor em vias mais estreitas. A Toro Ranch gosta mesmo é de se aventurar e ainda levar carga na caçamba. Além disso, tem mais pique para encarar os desafios do fora-de-estrada sem tanto receio.

Chevrolet Montana RS vermelha parada de frente
Chevrolet Montana RS [Auto+ / João Brigato]

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2 comentários em “Fiat Toro Ranch 2.2 x Chevrolet Montana RS: qual caminhonete chama mais sua atenção?”

  1. Antônio cardoso.

    Bom dia!
    Comprei a Montana Rs e estou muito satisfeito.
    Está com 15000 km e faz 14,7 na cidade / interior.
    Grande abraço.

  2. Marcos Andrade

    As propostas são um pouco diferente, mais a Montana oferece um custo/benefício muito bom, versátil, espaçosa e de excelente dirigibilidade.

  3. Wanderley Higino

    Bom dia!
    Comprei, recentemente, uma Toro Freedon Flex em substituição a minha Strada. Estou super satisfeito, mas ainda não fiz uma das minhas viagens de 500km com a Toro.
    Considero que essa comparação seria mais justa e útil para uma tomada de devisão, se fosse utilizada a Toro Flex top de linha e não a Toro a diesel (aí é covardia!), ou seja, comparar iguais!

  4. Luiz

    Quer comparar Toro Ranch top de linha com uma pseudo picape é complicado. A Montana não consegue nem ser comparada com a Strada, quanto mais com uma Toro.

  5. Elvis Flores

    Já tive 3 Toro., agora quero experimentar uma Montana. Comprei uma Premier estou esperando chegar. Fiz teste driver e amei, e o custo benefício dela é enorme em relação a Toro. A começar pelo preço. A Toro entra muita poeira na caçamba e água. Pelo q vi a Montana e bem mais vedada.

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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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