Logo após saber que a BYD já está se preparando para entrar no mercado canadense, a Geely montou seu plano e também quer chegar às lojas do Canadá. A entrada de ambas no país próximo aos Estados Unidos não deve demorar e promete agitar ainda mais a briga no segmento de carros eletrificados e pode sobrar até para a Tesla.
Amizade improvável
Recentemente, a China e o Canadá voltaram a ter conversas mais tranquilas e que impactaram o setor automotivo. Os países anunciaram um acordo para que até 49 mil carros eletrificados chineses chegassem ao solo canadense e sofressem com tarifa de importação de 6,1%. Contudo, o número de envios deverá aumentar ao longo dos anos, chegando próximo de 70 mil unidades exportadas.
Desse modo, os olhos dos executivos da BYD e da Geely começaram a brilhar com mais força. Andy An, diretor executivo do Grupo Geely foi entrevistado pela mídia Bloomberg e deu mais detalhes dessa história. Ele disse que o conglomerado que cuida da Volvo e Polestar já está correndo atrás de certificações para entrar em breve no Canadá.

Durante o bate-papo, o executivo comentou que a globalização da marca dona do hatch EX2 não foca apenas em exportação, como também em produção. Ou seja, assim como a BYD, a Geely pode estar estudando sua fabricação local no Canadá. Além de ajudar a dar conta da demanda, a montadora conseguiria ter mais uma linha de produção voltada à exportação e assim entrar nos Estados Unidos.
Isso tudo afeta o Brasil?
Por mais que as negociações entre a China e o Canadá estejam bem avançadas, a Geely ainda não confirmou sua entrada. E sobre produzir carros em solo canadense, a fabricante preferiu não comentar muito. Já para o Brasil, o contexto é outro. Por aqui, a marca dona do SUV EX5 está soltando fogos de artifício.
O hatch EX2 caiu nas graças dos brasileiros e já figura entre os elétricos acessíveis mais vendidos. A montadora anunciou parceria com a Renault e fabricará seus modelos eletrificados em São José dos Pinhais, Paraná. Por fim, ela está concentrada atualmente nos testes finais do EX5 EM-i, a versão híbrida plug-in do SUV. Ele vai chegar ainda no primeiro semestre de 2026 e mira no sucesso do BYD Song Pro.

Gosta da Geely ou prefere os carros da BYD? Conte nos comentários



Sou mais Gelly!
Prefiro carros eletrificados da Geely. São modernos e designe lindo. Em breve vou comprar um, se Deus quiser
FPrefiro os da Byd