Ao vivo
Home » Novidades » GWM Haval H9 chega para desafiar os SUVs raiz

Novidades

Carroceria sobre chassi!

GWM Haval H9 chega para desafiar os SUVs raiz

O GWM Haval H9 chega com sete lugares, motor 2.4 turbo diesel e função Tank Turn, que reduz o raio de giro e facilita a condução off-road

5 min de leitura

O segmento de utilitários esportivos domina o mercado brasileiro, e a Great Wall Motors (GWM), além da linha Haval H6, passa a comercializar hoje (12) o Haval H9 Exclusive TD480, de sete lugares, com preço promocional de R$ 309.000. Sem dúvida, trata-se de um rival direto que promete apimentar a briga contra Chevrolet Trailblazer, Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero Sport.

Com design quadrado, que remete tanto ao Mercedes-Benz Classe G, por conta dos para-lamas abaulados e os faróis redondos, e ao clássico Land Rover Defender, o GWM Haval H9 mede 4,95 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,93 m de altura e 2,85 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas varia conforme a configuração dos assentos: 88 litros (sete lugares), 791 litros (cinco lugares) ou 1.580 litros com as duas fileiras traseiras dobradas.

As linhas robustas do H9 Exclusive TD480 seguem o estilo parrudo do híbrido plug-in Tank 300 Hi4-T (R$ 339.000). Inicialmente, o novo SUV da GWM à venda em nosso mercado é R$ 30.000 mais barato, embora, a partir de 20 de setembro, a etiqueta seja de R$ 319.000, mantendo uma relação custo-benefício atraente entre os SUVs raiz.

GWM Haval H9 preto parado de traseira com árvore ao fundo
GWM Haval H9 [Divulgação]

Em comparação, o Chevrolet Trailblazer High Country parte de R$ 411.690, o Toyota SW4 SRX Platinum com sete lugares custa R$ 419.090 (subindo para R$ 469.890 na versão Diamond) e o Mitsubishi Pajero Sport varia de R$ 355.990 a R$ 432.990 na topo de linha Legend Black.

Haval H9 leva sete adultos com conforto

Ao abrir a porta, impressiona a escolha de materiais de qualidade e os arremates bem executados da cabine, elevando a sensação de requinte a bordo. Os bancos dianteiros oferecem ajustes elétricos, memória e função de massagem com oito modos e três níveis de intensidade, além de ventilação e aquecimento — comodidade estendida também ao volante.

O condutor dirige com boa visibilidade à frente e lateral, enquanto o quadro de instrumentos de 10,25 polegadas se integra ao multimídia de 14,6 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, com comandos de voz em português. Há ainda carregador por indução de 50W, entradas USB-C e USB-A, sistema de áudio de 10 alto-falantes com 640 W RMS de potência sonora e teto solar panorâmico.

Embora muitos SUVs de sete lugares acomodem apenas crianças ou adultos de menor estatura na última fileira, o GWM Haval H9 garante conforto até para pessoas de estatura mediana na última fileira de bancos. Além disso, construído com carroceria sobre chassi, o GWM H9 Exclusive TD480 entrega um bom pacote em prol da segurança dos até sete passageiros.

Entre os anjos da guarda, há seis airbags e assistências à condução (ADAS 2+), incluindo controlador de velocidade adaptativo com função Stop & Go, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, monitoramento de tráfego cruzado traseiro e alerta de ponto cego. O sistema de Controle Integrado de Frenagem (IBC) substitui o convencional hidráulico, oferecendo respostas mais rápidas e seguras.

Sob o capô

O coração do SUV é um motor 2.4 turbo diesel, acoplado a uma transmissão automática de nove marchas desenvolvida pelo fabricante, que entrega 184 cv e 48,94 kgfm de torque. É o mesmo conjunto utilizado na caminhonete média Poer P30. Segundo a GWM, cerca de 50% do torque já está disponível a 1.000 rpm, alcançando 100% a 1.500 rpm.

O contato com o solo fica a cargo de rodas de 19 polegadas, tração integral 4×4, bloqueio de diferenciais dianteiro e traseiro, caixa de redução e são sete modos de condução. Um dos recursos interessantes é a função Tank Turn, que reduz o raio de giro em até 1,5 metro, e a visão panorâmica 540° com chassi transparente.

GWM Haval H9 preto parado de lateral
GWM Haval H9 [Divulgação]

As suspensões adotam arquitetura independente do tipo duplo A com molas helicoidais e barra estabilizadora de 221 mm de curso na frente, e eixo rígido traseiro com cinco braços (five link), molas helicoidais e barra estabilizadora de 235 mm. Ainda oferece ângulo de entrada de 31°, saída de 25°, altura livre do solo de 224 mm, capacidade de vencer rampas de até 57° e de transpor áreas alagadas de até 800 mm. O rack de teto suporta até 75 kg, e a capacidade de reboque chega a 2.500 kg.

Além disso, a garantia GWM Haval H9 Exclusive TD480 é de dez anos — mesma da caminhonete Poer P30, que chegou em configurações Trail e Exclusive — e o SUV está disponível nas cores grafite Zenith (fosca), preto Khalifa e branco Noronha.

O que você achou do GWM Haval H9? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

0 comentário em “GWM Haval H9 chega para desafiar os SUVs raiz”

  1. Fco Xavier B Filho

    O H9 impressiona pelo conforto interno, merecendo destaque para o espaço generoso, acabamento dos bancos e sobretudo a quantidade de recursos tecnológicos que o coloca a frente dos demais Suvs da categoria. SUV grande, imponente e com um motor honesto – 184 cv, 4×4.
    Mas o que desperta a curiosidade em conhecer esse SUV é seu custo-benefício, esse detalhe é tipo “arrasa-quarteirão” comparado aos outros SUVs e o que eles oferecem – pouco comparado ao H9.
    Se vc for numa concessionária GWM, não se contente em somente ver, entrar e ouvir o consultor de vendas, faça um test-drive sob pena de não dormir a noite de tanto arrependimento …
    Vá conferir, garanto que não vai se arrepender…

Deixe um comentário

Assuntos

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar