Ao vivo
Home » Novidades » Hyundai cria plano ousado de crescer onde nunca esteve com ajuda da Chevrolet

Novidades

Parceria duradoura

Hyundai cria plano ousado de crescer onde nunca esteve com ajuda da Chevrolet

Montadora coreana vai aumentar produção local, aposta em picapes, SUVs grandes, híbridos e elétricos para ser potência absoluta na América do Norte

4 min de leitura

A Hyundai ocupa a sexta posição entre as montadoras que mais vende carros nos Estados Unidos e emplacou três recordes seguidos de vendas, mas ainda quer mais. A empresa sul-coreana quer crescer 73% até 2030 e tem a meta de fazer uma picape de porte grande e um SUV para brigar com a Toyota Tacoma e 4Runner. 

Picape e SUV estão confirmados

A Hyundai confirmou que vai trabalhar em uma picape de porte grande com chassi sob longarinas, no estilo clássico americano para chegar antes de 2030. Mais do que isso, a Hyundai também avalia criar um SUV derivado dessa picape, algo no espírito do Toyota 4Runner. 

Ou trazendo mais para nosso conhecimento, semelhante ao que a Ford faz com a Ranger e o Everest. Ou seja, a marca quer entrar de vez no segmento dos SUVs off-road e robustos e das picapes grandes, algo que até hoje não fazia parte do seu portfólio. Além disso, a Hyundai quer crescer também com veículos comerciais, como vans elétricas até caminhões médios.

Hyundai Crater conceito Salão de Los Angeles
Hyundai Crater [Divulgação]

A marca também quer chegar a 1,44 milhões de carros vendidos por ano na América do Norte, de acordo com o plano ambicioso apresentado pelo CEO global da Hyundai, José Muñoz. 

A Hyundai quer que até o fim da década, 80% dos carros vendidos nos EUA sejam produzidos no país, com 80% das peças também vindo de fornecedores locais para reduzir custos e se proteger de tarifas. 

Hyundai Tucson [divulgação]
Hyundai Tucson [divulgação]

Para isso, a fábrica Metaplant, na Geórgia, está em forte expansão, com a segunda fase do complexo entrando em operação a partir de 2028 e adicionando mais 200 mil unidades de capacidade anual, permitindo a produção de até dez modelos híbridos e elétricos no mesmo local. A unidade do Alabama também vai ganhar melhorias para sustentar esse crescimento.

Parceria com a GM

O terceiro pilar já anunciado há um tempo atrás é a colaboração com a General Motors para a produção de veículos compartilhando plataformas e tecnologias. Além do anunciado, a Hyundai confirmou que a colaboração com a General Motors já rendeu cinco novos veículos em desenvolvimento. Entre eles estão vans elétricas para o mercado norte-americano e modelos compactos e médios voltados para América Central e do Sul.

Novo Hyundai Ioniq 9 será lançado em 2025. Imagem mostra SUV elétrico de sete lugares na estrada
Hyundai Ioniq 9 [divulgação]

Na eletrificação, a Hyundai decidiu não apostar tudo em uma única carta. A estratégia é oferecer de tudo. Até 2030, a marca promete lançar mais de 18 modelos híbridos, além de uma nova plataforma para carros elétricos de autonomia estendida, como o Leapmotor C10, que segundo a marca, terá capacidade de rodar cerca de 965 km.

Segundo Muñoz, essa arquitetura estreia em 2027 e usa baterias de alta performance, entregando desempenho de carro elétrico puro com menos da metade da capacidade de bateria tradicional. 

Hyundai Ioniq 5
Hyundai Ioniq 5 XRT 2025 [Divulgação]

As próximas gerações de baterias também prometem reduzir custos em 30%, aumentar a densidade energética em 15% e diminuir o tempo de recarga em outros 15%.

Linha N vai crescer 

Os esportivos da divisão N também fazem parte desse plano. A Hyundai quer ultrapassar a marca de 100 mil carros N vendidos globalmente até 2030, com mais de sete modelos diferentes. E o próprio Muñoz admite que esse número pode chegar a 200 mil unidades se a estratégia for bem executada. Além do lucro direto nos carros, a linha N tem margem com acessórios, peças e fidelização ao longo de todo o ciclo.

Genesis também quer fatia

A marca de luxo Genesis não ficou de fora do plano. Segundo a Hyundai, a divisão superou todas as expectativas ao atingir 1 milhão de carros vendidos em menos de oito anos.

Agora, a Genesis quer crescer ainda mais em segmentos de alta margem, com programas personalizados, modelos topo de linha, a linha Magma de performance e uma gama completa de motores híbridos, elétricos e de autonomia estendida. A meta é chegar a 350 mil unidades vendidas por ano até 2030, contra cerca de 225 mil atualmente.

Acredita que a Hyundai está indo no caminho certo? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar