Pegando a todos de surpresa, o acordo firmado em setembro entre Hyundai e GM, dona da Chevrolet, renderá frutos diferentes dos esperados. As duas marcas cooperarão na contrução de novas caminhonetes, com foco específico na América do Sul, tendo como ponto principal o Brasil. Será que teremos uma Chevrolet Santa Cruz? Ou uma Hyundai S10?
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
Segundo reportes da imprensa sul-coreana, a parceria entre Hyundai e Chevrolet tem como foco o desenvolvimento conjunto de caminhonetes. É bem provável que a GM possa usar a base da Kia Tasman, recentemente lançada, como ponto de partida para a próxima S10. Ou que a caminhonete média da GM sirva de base para algo da Hyundai e da Kia.
Existe também a possibilidade de que a Hyundai trabalhe junto da Chevrolet no desenvolvimento de um novo modelo para ficar no lugar da Montana e da Santa Cruz. Como o foco do acordo é na América do Sul, a Silverado não deve servir como ponto de partida para uma caminhonete grande da Hyundai ou da Kia.
Acordos futuros
Ainda não se sabe como essa parceria será dada a longo prazo na América do Sul, mas a Hyundai poderá dividir a linha de montagem da S10 em São José dos Campos para aumentar o volume de modelos feitos na fábrica. O que se sabe é que a parceria renderá vários modelos.
Como o segmento de caminhonetes tem crescido vertiginosamente no Brasil e no mundo, faz sentido que a GM tenha esperado essa parceria com a Hyundai para desenvolver as próximas gerações de S10 e Colorado. Inicialmente, as caminhonetes se fundiriam em um modelo único global, mas passaram apenas por reestilizações pesadas.
Já no caso de Santa Cruz e Montana, a próxima geração de ambas pode ser feita em conjunto. Contudo, ainda são produtos muito atuais para passar por uma mudança tão drástica. Como o acordo foi assinado agora, esse desenvolvimento conjunto ainda demorará a mostrar frutos.
Você acha que a parceria Chevrolet e Hyundai dará certo? Conte nos comentários.
- 5 conceitos radicais que não chegaram às ruas
- Nota de Pulse e Kardian no Latin NCAP é muito discrepante
- JAC Hunter vai abalar o mercado de caminhonetes? | Impressões
- Prazo de entrega: Citroën Basalt pode chegar só no carnaval