Ao vivo
Home » Novidades » Novo Tesla Model 3+ quer responder à Xiaomi e pode ser o carro mais importante da marca

Novidades

Concorrência brava

Novo Tesla Model 3+ quer responder à Xiaomi e pode ser o carro mais importante da marca

Nova versão do sedã elétrico deve oferecer maior autonomia da história da Tesla em um mercado tão concorrido 

3 min de leitura

A Tesla está se mexendo para bater de frente com a concorrência pesada na China. Por lá, marcas como BYD, Nio, Xpeng e a novata Xiaomi vêm lançando modelos cada vez mais avançados, com mais alcance, tecnologia e preços competitivos. Para não ficar para trás, a Tesla vai lançar uma nova versão do Model 3.

A configuração irá se chamar Model 3+, voltada exclusivamente ao público chinês. A proposta é oferecer aos consumidores locais a maior autonomia já entregue por um Tesla Model 3.

Tração traseira e bateria da LG

O novo Model 3+ será vendido apenas com tração traseira, que ajuda a melhorar o consumo. Mas o grande trunfo está na troca da bateria. Em vez do conjunto LFP (ferro-fosfato) da CATL usado no Model 3 de entrada, o Model 3+ terá uma bateria NMC (níquel-manganês-cobalto) da LG, que tem densidade energética maior. Ou seja, armazena mais energia sem crescer em tamanho e peso.

Tesla Model 3+ preto estático de traseira
Tesla Model 3+ [Divulgação/MIT]

Ainda não está confirmado se a bateria será a mesma da versão Long Range AWD, de 78,4 kWh, mas tudo aparenta que sim. Isso porque a Tesla já oferece nos Estados Unidos um Model 3 Long Range RWD com bateria NMC de 79,7 kWh. Isso aumenta as chances dessa especificação também chegar à China.

A grande promessa do Model 3+ é entregar uma autonomia de até 800 km no otimista ciclo CLTC. Se essa autonomia for realmente colocado em prática, faria o Modelo 3+ ficar bem próximo do Xiaomi SU7 Long Range, um dos maiores rivais da Tesla no país asiático.

Xiaomi
Xiaomi SU7 [Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China/ Reprodução]

Neste cenário também, o Model 3+ se tornaria o Tesla com maior alcance já fabricado. E tudo isso sem precisar de um sistema de tração integral, o que também ajuda a não aumentar tanto o custo, peso e complexidade.

Estratégia focada na China

A versão não tem previsão de lançamento nos Estados Unidos nem na Europa, ao menos por enquanto. A ideia é responder rapidamente e diretamente à escalada gigantesca da indústria chinesa, que lança carros novos rapidamente e pressiona marcas consolidadas. Ainda não se sabe o preço. É provável que o Model 3+ fique acima do Model 3 padrão RWD, sendo mais barato que o Long Range AWD.

Tesla Model 3 [divulgação]
Tesla Model 3 [divulgação]

Acha que a Tesla ainda consegue continuar com o domínio em mercados como a China? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar