O Toyota RAV4 está prestes a inaugurar um novo capítulo, e a próxima geração do segundo carro mais vendido do mundo, atrás apenas do Tesla Model Y, é aguardada para o próximo ano. Apesar da camuflagem pesada, as formas do SUV sugerem pequenos ajustes em relação ao modelo atual.
Mantendo a arquitetura TNGA-K, as dimensões não devem mudar drasticamente, com o design adotando a atual linguagem estilística da Toyota. As proporções, bem como o desenho das colunas, espelhos retrovisores e maçanetas das portas, foram mantidos de acordo com o flagra dos sites Cochespias e Autopareri.
No entanto, a parte frontal foi inteiramente redesenhada, com conjuntos ópticos em formato de martelo, alinhados ao estilo dos modelos bZ4X e recém-apresentado Camry. Outras mudanças perceptíveis sob a forte camuflagem são a linha de cintura sutilmente ajustada e mais alta, além das lanternas traseiras redesenhadas.
Ao abrir a porta, espera-se que o RAV4 de sexta geração adote o novo cockpit digital da marca, com duas telas de 12,3 polegadas (uma para o quadro de instrumentos e outra para a multimídia), além de novos materiais e acabamentos no interior.
Quando a camuflagem for removida, o Toyota RAV4 pode revelar um facelift em vez de uma geração totalmente nova. Essa estratégia já foi aplicada ao Camry, pois a Toyota preferiu realizar pequenos ajustes onde necessário, ao invés de lançar um modelo completamente novo.
Ainda assim, melhorias no conforto e desempenho são esperadas, com a adição de uma variante totalmente elétrica, embora sem confirmações oficiais da Toyota. No entanto, esses ajustes farão o RAV4 continuar um sucesso incontestável, com mais de um milhão de unidades anualmente.
Em 2022, foi o veículo de passageiros mais vendido do mundo. E no ano passado, ele ficou em segundo lugar, atrás apenas do Tesla Model Y. O lançamento do novo RAV4 deve acontecer em meados do próximo ano, já como modelo 2026. Em nosso mercado, o RAV4 é oferecido nas versões SX Connect Hybrid (a partir de R$ 349.290) e XSE Plug-in Hybrid (parte de R$ 402.420).
O que você acha do Toyota RAV4? Compraria este SUV híbrido? Deixe sua opinião nos comentários!