
Se você mora na China e possui um Tesla, não fale mal de seus carros, mesmo que seja sobre um defeito claro. Se for jornalista, influenciador ou blogueiro, também evite. Porque, se o fizer, a Tesla vai te processar. Pelo bem ou pelo mal, não temos a marca de Elon Musk no Brasil, então essa matéria não corre risco de processo.
Segundo informações da Associated Press, existem pelo menos 11 processos em andamento na China contra jornalistas e influenciadores digitais. Todos eles expuseram algum problema envolvendo carros da Tesla na internet e a marca foi implacável. Para piorar a situação, a maioria dos casos foi vencido pela marca de Musk.
Diversos jornalistas foram orientados por seus editores a baixar o tom sobre matérias da Tesla ou até não escreverem mais artigos sobre a marca. Uma fonte anônima afirmou que “é uma empresa importante que foi introduzida e protegida pelo governo de Shangai”.

Clientes da Tesla também são processados
Já com consumidores, são 81 processos correndo contra os antigos compradores de Tesla. Isso porque, em todos eles, algum carro apresentou defeito e seus proprietários foram extremamente vocais nas redes sociais. Postagens, entrevistas e vídeos expondo os defeitos dos carros levaram aos processos.
Casos como de Zhang Yazhou, que acusou seu Tesla Model 3 de ter freios defeituosos, o que causou o acidente que sofreu em 2021, se tornaram processos. A marca norte-americana acusou a cliente de difamação e ganhou o processo, a obrigando a pagar uma multa de R$ 132 mil e se desculpar publicamente. Ela se recusou.

Em entrevista ao Associated Press, Zhang revelou que “como consumidora, mesmo se eu tiver dito algo errado, tenho direito a comentar a criticar. Eu falei sobre os meus sentimentos como usuária do carro. Não tem nada a ver com manchar a reputação da Tesla”.
Você teria medo de falar mal de algum carro da Tesla? Conte nos comentários.