Compartilhar
Não é só no Brasil que GWM e BYD causam dor de cabeça para as montadoras. Lá na Europa, a força que as chinesas têm apresentado no segmento de entrada entre os elétricos fez com que a Fiat revisse seus planos para a nova geração do Uno / Panda. A ideia da Stellantis é ter seu equivalente ao BYD Dolphin e ao GWM Ora 03.
Provando que a ideia é brigar diretamente com GWM Ora 03 (vendido na Europa como Ora Funky Cat) e BYD Dolphin, Olivier Francois, CEO da Fiat, disse em entrevista à revista Quattroroute que o novo Uno / Panda “pode e será desenvolvido como uma solução para colocar os chineses em dificuldade”. Ou seja, o alvo está bem marcado.
Como o projeto do atual Fiat Panda deu origem ao Uno brasileiro, como sua variante de baixo custo, há chance de que o mesmo seja feito com a nova geração. A Stellantis já prometeu que produzirá carros elétricos no Brasil com a base CMP (do Citroën C3 e do Peugeot), a mesma que será usada pelo novo Panda europeu.
![Fiat Centoventi [divulgação] uno Mille](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/05/fiat_concept_centoventi_4_edited-750x450.jpg)
Sem escada no teto
Como o visual se manterá retrô e inspirado no conceito Centoventi, há conexões visuais fortíssimas com o Uno. Por isso, o novo Uno brasileiro pode ser essa variante de baixo custo do modelo europeu. Vale lembrar que a Citroën produzirá na Europa uma variante mais sofisticada e elétrica do C3 brasileiro, fazendo o caminho inverso.
A estreia do Fiat Panda elétrico na Europa deve acontecer até 2025. Contudo, vale lembrar, a Fiat prometeu que a atual geração do Panda com motor a combustão seguirá à venda até 2026. O modelo, lançado em 2011, compartilhava diversos elementos com o Uno brasileiro, morto em 2021.

Você acha que o novo Uno / Panda será capaz de brigar com o BYD Dolphin e com o GWM Ora 03? Conte nos comentários.
>>GWM Ora 03 GT acirra disputa com BYD Dolphin | Impressões
>>BYD Dolphin se torna um dos hatches mais vendidos do Brasil
>>Em promoção, Ford Ranger velha é vendida com preço de Fiat Toro
De forma alguma… Vai tentar comer pelas bordas. A invasão é imparável. E, convenhamos, nem os europeus mais racionais querem mais carros “pelados” nem apertados, conforme vão ficando cada vez mais caros e vice-versa.
Só se chegar por uns 50 mil a menos kkkkkkk
Seria interessante ver uma carroça com 50 anos concorrer com uma tecnologia recente. Stellantis seria melhor vocês fecharem seu departamento de desenvolvimento já que não lançam nada inédito há décadas.