Destaque Novidades

Novo Fiat Uno / Panda mira em BYD Dolphin e GWM Ora 03

Baseado no novo Citroën C3 vendido no Brasil, sucessor 100% elétrico do Uno e do Panda será um BYD Dolhpin da Fiat
Fiat Centoventi [divulgação] Uno Mille escada no teto
Fiat Centoventi [divulgação]
Compartilhar

Não é só no Brasil que GWM e BYD causam dor de cabeça para as montadoras. Lá na Europa, a força que as chinesas têm apresentado no segmento de entrada entre os elétricos fez com que a Fiat revisse seus planos para a nova geração do Uno / Panda. A ideia da Stellantis é ter seu equivalente ao BYD Dolphin e ao GWM Ora 03.

Provando que a ideia é brigar diretamente com GWM Ora 03 (vendido na Europa como Ora Funky Cat) e BYD Dolphin, Olivier Francois, CEO da Fiat, disse em entrevista à revista Quattroroute que o novo Uno / Panda “pode e será desenvolvido como uma solução para colocar os chineses em dificuldade”. Ou seja, o alvo está bem marcado.

Como o projeto do atual Fiat Panda deu origem ao Uno brasileiro, como sua variante de baixo custo, há chance de que o mesmo seja feito com a nova geração. A Stellantis já prometeu que produzirá carros elétricos no Brasil com a base CMP (do Citroën C3 e do Peugeot), a mesma que será usada pelo novo Panda europeu. 

Fiat Centoventi [divulgação] uno Mille
Fiat Centoventi [divulgação]

Sem escada no teto

Como o visual se manterá retrô e inspirado no conceito Centoventi, há conexões visuais fortíssimas com o Uno. Por isso, o novo Uno brasileiro pode ser essa variante de baixo custo do modelo europeu. Vale lembrar que a Citroën produzirá na Europa uma variante mais sofisticada e elétrica do C3 brasileiro, fazendo o caminho inverso. 

A estreia do Fiat Panda elétrico na Europa deve acontecer até 2025. Contudo, vale lembrar, a Fiat prometeu que a atual geração do Panda com motor a combustão seguirá à venda até 2026. O modelo, lançado em 2011, compartilhava diversos elementos com o Uno brasileiro, morto em 2021.

Fiat Panda 4X40° Limited Edition [divulgação]

Você acha que o novo Uno / Panda será capaz de brigar com o BYD Dolphin e com o GWM Ora 03? Conte nos comentários.

>>GWM Ora 03 GT acirra disputa com BYD Dolphin | Impressões

>>BYD Dolphin se torna um dos hatches mais vendidos do Brasil

>>Em promoção, Ford Ranger velha é vendida com preço de Fiat Toro

Sobre o autor

João Brigato

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • De forma alguma… Vai tentar comer pelas bordas. A invasão é imparável. E, convenhamos, nem os europeus mais racionais querem mais carros “pelados” nem apertados, conforme vão ficando cada vez mais caros e vice-versa.

  • Seria interessante ver uma carroça com 50 anos concorrer com uma tecnologia recente. Stellantis seria melhor vocês fecharem seu departamento de desenvolvimento já que não lançam nada inédito há décadas.

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa